“A política do governo do Estado para a área de ciência e tecnologia está passando por uma grande mudança”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, ao anunciar, para novembro deste ano, a realização, em Curitiba, de uma conferência estadual que reunirá propostas regionais já em andamento no Paraná.
A conferência estadual, que está sendo promovida pelo governo do Paraná, faz parte da política de desconcentração da ciência e tecnologia, informou ainda o secretário Aldair Rizzi.
“Por isso, estamos promovendo primeiro os encontros regionais, que vão nos dar subsídios para uma política estadual baseada na nossa realidade”, explicou o secretário. Ao mesmo tempo – completou – a idéia é colaborar com o governo federal, que já reafirmou o compromisso de mudança da política nacional de ciência e tecnologia..
Temas - A primeira conferência regional, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, com a presença de dirigentes da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Sebrae, Cotriguaçu, Acic, Sintoeste, Fundetec, Amop e Unioeste.
Serão três mesas redondas com os seguintes temas: “Cenário atual de ciência e tecnologia no Paraná e inserção da região oeste”, “Inovação e tecnologia no setor produtivo da região oeste” e “Ação do poder público em ciência e tecnologia”.
Além desses temas, as demais conferências regionais estarão tratando da formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia, inovação tecnológica, políticas de financiamento, leis de patentes e tecnologias sociais.
Projetos científicos vão ser estimulados em todo Paraná
Para disseminar iniciativas, a Secretaria da Ciência e Tecnologia prepara uma conferência estadual
Publicação
27/07/2003 - 00:00
27/07/2003 - 00:00
Editoria