Foi grande a curiosidade despertada nos estudantes que conheceram alguns dos projetos apoiados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentados em Maringá durante a Olimpíada do Conhecimento 2007. Os empresários que participaram da Feira Metalmecânica, realizada simultaneamente no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, manifestaram grande interesse em conhecer o potencial de mercado dos projetos.
Promovida pelo Senai Paraná de 16 a 20 deste mês, a Olimpíada do Conhecimento 2007 mobilizou cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio do Senai, professores, pesquisadores, empresas inovadoras e outros interessados. Em um estande montado no pavilhão “Inovação e Empreendedorismo”, coordenadores de projetos do Programa Paraná Inovação apresentaram produtos e processos inovadores desenvolvidos com apoio do governo estadual (Fundo Paraná) e governo federal (Ministério da Ciência e Tecnologia/Finep).
Participaram da Olimpíada a professora Jandira Guenka Palma, coordenadora do projeto “Sistema de Apoio à Melhoria Contínua Colaborativa da Indústria Moveleira”; a professora Marilda C. Vidotto, coordenadora do projeto “IGY – Uma Solução para Imunoterapia”; o professor Jair Scarminio, coordenador do projeto “Equipamentos para Diagnóstico de Baterias de Telefone Celular”; e o professor Massami Shimokomaki, coordenador do projeto “Produção Comercial do Charque de Galinhas Poedeiras”.
O programa Paraná Inovação, da Fundação Araucária, que já investiu R$ 5,8 milhões em 72 projetos inovadores em nove cidades paranaenses, entre 2004-2007, tem por finalidade fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos que antecedem o processo de comercialização, empreendidos por pesquisadores e em cooperação com empresas de base tecnológica com vocação para a inovação e a utilização de técnicas avançadas e pioneiras.
Projetos apoiados pela Fundação Araucária se destacam na Olimpíada do Conhecimento
Encontro reuniu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio do Senai, professores e empresários
Publicação
26/10/2007 - 15:10
26/10/2007 - 15:10
Editoria