A arte interagindo com o ambiente urbano e modificando espaços “oficiais” de exposição. São essas as idéias que motivam as intervenções dos integrantes do Projeto Muro, que transformam o Palacete dos Leões - Espaço Cultural BRDE. O resultado poderá ser visto numa mostra quer vai de 13 a 28 de novembro. O objetivo é converter o Palacete num grande “muro” e mostrar a produção contemporânea por meio de sua forma mais informal: os cartazes “lambe-lambe”.
A exposição traz os trabalhos de um grupo de jovens artistas, estudantes da Escola de Belas Artes: Adriano Woellner, Cyntia Werner, Eduardo Calegari, Fábio de Castilhos Lima, Pierre Lapalu e Rafael Campagnaro. Eles já espalhavam suas criações por Curitiba em pequenas parcerias, mas no final do ano passado, resolveram se reunir e formar um só grupo. São artistas com propostas e estilos diferentes, mas dispostos a transformar um espaço de exposição com os “lambes”.
Algumas obras são únicas enquanto outras são reproduções de trabalhos já conhecidos nas ruas de Curitiba. “ Elas fazem ligação com o próprio espaço e até com a rua”, fala Pierre Lapalu. Segundo ele e Cyntia Werner, o lambe-lambe é “a uma das formas mais democráticas de arte contemporânea”, pois todos podem participar sem a necessidade de seguir uma escola ou um conceito específico de arte. As intervenções no espaço urbano estão expostas à apreciação de qualquer pessoa que veja o trabalho. “Podem gerar reflexão, admiração, repulsa, e se alguém, achando que é lixo, arrancar fora, também estes estão seu pleno direito. A característica essencial do formato é provocar uma reação, seja ela qual for”, acrescenta Lapalu.
Serviço:
Projeto Muro - Coletiva
Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Avenida João Gualberto, 530/570
13 a 28 de Novembro
12h30 às 18h30, de segunda à sexta.
Entrada franca.
Informações: 3219-8134