Projeto que promove exportação ultrapassa expectativas

Cerca de 100 empresas de Curitiba e Região Metropolitana se inscreveram para obter, em 2011, atendimento gratuito do Projeto
Publicação
22/12/2010 - 09:50

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 100 empresas de Curitiba e Região Metropolitana se inscreveram para obter, em 2011, atendimento gratuito do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
“Isso demonstra que estamos no rumo certo”, afirma a coordenadora do núcleo de Curitiba/RMC, Cristiane Domingues Ribas. Implantado no país em 2009, o projeto orienta e treina, gratuitamente, empresas que procuram soluções para problemas gerenciais e tecnológicos que impliquem em aumento de competitividade e promovam a exportação.
Em dois anos, o Peiex, Núcleo de Curitiba/RMC atendeu 430 empresas de micro, pequeno e médio portes. Hoje essas empresas estão capacitadas para ampliar suas vendas em novos mercados, competindo de maneira mais agressiva com a concorrência. Nesse período foram identificadas, somente em Curitiba e Região Metropolitana, 1,3 mil demandas, a maioria relacionada à qualidade da gestão e da produção.
Juntos, os núcleos operacionais de Curitiba/RMC, Maringá e Londrina atenderam 1.400 empresas, beneficiando indiretamente 150 mil pessoas, de acordo ainda com a coordenadora.
Casos - Entre as microempresas atendidas pelo PEIEX de Curitiba/RMC estão a Stenzowski, do ramo metal-mecânico, que aumentou seu faturamento em 50% depois de receber e implantar orientações dos técnicos.
A empresa contratou oito novos funcionários e passou a ter acesso a instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, Bndes, CEF e institutos de pesquisa como o Lactec e Tecpar, entre outros. A Stenzowski também desenvolveu novas embalagens e passou a exportar para a África e a Bolívia.
Outra empresa, a Recriar Arte, passou de seis para 30 funcionários e atualmente está negociando com a APEX sua participação na Copa do Mundo. O Bar do Victor/Surgelés desenvolveu seu planejamento estratégico e pesquisa de satisfação junto aos seus clientes e segue estruturando seu planejamento de marketing para expandir sua fatia de mercado. A Explay Web Agency, empresa incubada na Universidade Positivo, aumentou o número de clientes e vendas e passou a participar mais ativamente de rodadas de negócios e eventos da sua área de atuação.
Novas ações - No total, os 28 núcleos operacionais existentes em dez estados brasileiros atenderam 12 mil empresas, beneficiando 1,2 milhão de pessoas indiretamente. Os bons resultados do projeto foram fundamentais para que a APEX recebesse, em 2010, do International Trade Centre (ITC), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), o prêmio de melhor entidade de promoção comercial do mundo.
Para o próximo ano estão previstas a implantação de um sistema de integração nacional, a Vitrine Peiex, para exposição de produtos das empresas atendidas, a realização de novos workshops e atendimento por vídeo-conferência.