Projeto paranaense de apoio ao jovem é levado a Brasília

O trabalho realizado no Paraná será apresentado em evento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos em Brasília
Publicação
02/12/2010 - 16:50
Editoria
O Programa Apoio ao Jovem Educando, da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, foi selecionado para ser apresentado no Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Brasília.
Cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, gestores municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente, devem participar. O evento destina-se também a dirigentes de organizações não-governamentais, reitores, professores e pesquisadores de universidades. Dirigentes de empresas públicas, representantes de organizações internacionais, gestores do governo federal e adolescentes também devem participar.
O Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente é um encontro nacional para o intercâmbio de iniciativas desenvolvidas para a promoção, garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente no Brasil.
O encontro do Observatório é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), realizado em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), apoiado pela rede de ação do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em 12 Estados do país.
A programação inclui simpósios, atividades culturais, lançamentos de publicações, galerias de arte, debates, palestras e rodadas de diálogo, além de atividades específicas das experiências selecionadas e dos principais Programas da SNPDCA: SGD, Pró-Sinase, PPCAM, PVNESCA.
Haverá estandes com a exposição dos resultados dos diferentes projetos ligados à Agenda Social realizados pelo governo federal, núcleo de ações internacionais, espaço dos adolescentes, núcleo de experiências da sociedade civil e espaço do setor privado.
Haverá também mostras das boas práticas selecionadas na convocatória, biblioteca, salas de diálogos, espaços de convivência e núcleo de comunicação com a gravação de programas especiais e registro das atividades. Um dos destaques são as reuniões da SNPDCA com parceiros estratégicos, reitores das universidades estaduais integradas ao Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes internacionais membros do NiñoSur.*
PROGRAMA - O Programa Apoio ao Jovem Educando foi concebido para estruturar um processo de atendimento ao adolescente que saiu do sistema socioeducativo de restrição ou privação de liberdade para a condição de liberdade. O intuito é promover a articulação dos serviços já existentes e a implementação de novas ações para o acompanhamento e inclusão social destes adolescentes.
O Jovem Educando prevê a distribuição de auxílio-financeiro como forma de contribuir para o processo de inclusão social. Para isso, o adolescente deve cumprir seu plano personalizado de atendimento (PPA) realizado ainda no período de internação ou de semiliberdade. São compromissos relacionado à permanência escolar, curso de qualificação profissional ou à iniciação ao trabalho, além de cumprir a medida judicial imposta, quando for o caso; e não praticar ato infracional após sua inserção no programa.