Projeto do Museu Oscar Niemeyer atende dez escolas por semana

Missão Artística Francesa - Uma interação Museu Escola envolverá 32 escolas da rede pública e particular
16/06/2010 - 17:50

Dez escolas estão sendo atendidas simultaneamente, a cada semana, pelo projeto Missão Artística Francesa - Uma interação Museu Escola, promovido pela Ação Educativa do Museu Oscar Niemeyer. O projeto integral envolverá 32 escolas da rede pública e particular, sendo 18 estaduais, 11 municipais e três particulares, em Curitiba e Região Metropolitana. As atividades desenvolvidas são intermediadas por monitores do Museu, professores e alunos das escolas participantes.
A coordenadora da Ação Educativa da instituição, Rosemeri Franceschi, irá acompanhar o trabalho em duas escolas durante esta e a próxima semana, entre 10h e 12h. Nesta quarta-feira (17), ela estará na Escola Municipal Caic Guilherme, no bairro Sítio Cercado, e na próxima quarta (23), no Colégio Marista Paranaense, no Portão. Somente nestas duas escolas, cerca de 2 mil alunos irão participar das atividades.
A vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil, em 1816, foi um marco para a arte e a arquitetura do País. Fundamentado na exposição Missão Artística Francesa – Coleção Museu Nacional de Belas Artes, realizada em 2007, o projeto tem caráter interdisciplinar e pretende promover a integração das diversas disciplinas às artes visuais. O trabalho é norteado pela aplicação dos programas MON - O Olhar Aprendiz, que edita publicações relacionadas às exposições apresentadas, e MON em Movimento, que produz mostras itinerantes com obras do acervo e outros eventos. A cada semana os módulos expositivos, relativos à Missão Artística, são levados às escolas agendadas, que conta ainda com o fornecimento de material didático para professores e alunos.