O programa de reciclagem do lixo de Tibagi - Recicla Tibagi - receberá o Troféu Roteiros do Brasil durante o 5º Salão do Turismo, a ser realizado entre dias 26 e 30 no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento é promovido pelo Ministério do Turismo. O salão é uma oportunidade de mobilização, promoção e comercialização dos melhores roteiros turísticos brasileiros.
Apenas dez iniciativas para o desenvolvimento do turismo no Brasil serão premiadas e o Recicla Tibagi foi o único programa do Paraná a ser escolhido como caso de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.
A entrega do Troféu na categoria Sustentabilidade Ambiental será dia 27, quando o prefeito Sinval Silva, idealizador do projeto, também fará palestra sobre o funcionamento do sistema de saneamento ambiental durante a mesa de debates sobre Sustentabilidade e Turismo.
“Este é o primeiro prêmio nacional que recebemos pelo Recicla Tibagi, que já é reconhecido em todo o Estado, indicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como modelo de gestão de lixo a ser seguido e que já nos rendeu o selo Echo Cidade Limpa”, revela o prefeito.
“No ano passado recebemos o prêmio Top Prefeito da Sustentabilidade por conta do programa. Mas, agora, com a premiação pelo governo federal, Tibagi vai ter uma visibilidade muito maior”, avalia Sinval.
COMUNIDADE - Na opinião do prefeito, a iniciativa, simples e barata, torna-se viável graças à participação efetiva da comunidade. “Dividimos esta importantíssima conquista com toda a população que separa o lixo em sua casa, com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti) e com todos os servidores públicos envolvidos diretamente no programa”, destaca o prefeito.
Sinval Silva lembra que a iniciativa alia saneamento ambiental e engenharia social porque “devolve a dignidade às pessoas envolvidas no processo”.
REPERCUSSÃO - Cecília Nanuzi Pavesi, secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, ressalta que a premiação coloca o município em destaque nos roteiros turísticos do Brasil. “A divulgação que é feita no Salão surte muito resultado. Todos querem conhecer as práticas premiadas e o Recicla Tibagi vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico da nossa região”, prevê.
Rosi do Rocio Melo Artiga, associada e tesoureira da Acamarti, diz estar surpresa com a repercussão que o trabalho de sua equipe está ganhando. “Para nós é muito gratificante, uma emoção muito grande este prêmio”, relata.
A trabalhadora conta que deixou a vida de catadora nas ruas para fazer parte da Associação e desde então só viu sua vida melhorar. “Muitos aqui trabalhavam no lixão e hoje têm salário garantido, equipamento de segurança, transporte e alimentação. Com o salário, eu mesma já consegui realizar o sonho da minha vida que era construir minha casinha. Nossa vida mudou muito”, comemora.
CENÁRIOS DO TEMPO - A região dos Campos Gerais será apresentada no Salão de Turismo como região turística Cenários do Tempo com exposição de imagens, materiais de divulgação, gastronomia, folclore e artesanato, ao lado de outras nove regiões: Litoral, Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana), Terra dos Pinheiros (Centro-Sul), Estradas e Caminhos (Centro), Corredores das Águas (Noroeste), Norte do Paraná, Riquezas do Oeste, Vales do Iguaçu (Sudoeste) e as Cataratas do Iguaçu e Caminho ao Lago do Itaipu.
As inscrições para o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil estão abertas e são gratuitas para quem se cadastrar anteriormente pelo site www.salao.turismo.gov.br , onde também podem ser encontradas mais informações sobre o evento.
Casos premiados
(http://www.salao.turismo.gov.br/salao/noticias/detalhes_noticias/20100427-2.html)
Categoria: Gestão turística de Município
Monte Verde – Amor por Natureza
Proposta por Prefeitura de Camanducaia (MG)
Categoria: Planejamento e Gestão do Turismo Regional
Planejamento e Gestão Regional da Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Parque Nacional Serra do Cipó
Proposta por Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Parque Nacional Serra do Cipó (MG)
Categoria: Roteiro Turístico
Roteiro Seridó: aventure-se por estes caminhos
Proposta por: Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) (RN)
Categoria: Roteiro ou Destino Turístico Segmentado
Trekking no Vale do Pati: turismo com parceria da comunidade
Proposta por: Empresa de Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) (BA)
Categoria: Sítio Eletrônico (site) Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística
www.rioguiaoficial.com.br
Proposta por: Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) (RJ)
Categoria: Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística
Rio Show Case
Proposta por: Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) RJ
Categoria: Sustentabilidade Ambiental em Municípios
Programa Recicla Tibagi
Proposta por: Prefeitura de Tibagi (PR)
Implantação, incubação e gestão do Parque Estadual Fritz Plaumann
Proposta por: Fundação de Meio ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA) (SC)
Categoria: Sustentabilidade Social em Municípios
Município de Ouro Preto: Patrimônio Cidadão
Proposta por: Prefeitura de Ouro Preto (MG)
Categoria: Sustentabilidade Cultural em Municípios
Vesperata Diamantina
Proposta por: Prefeitura de Diamantina (MG)
COMO FUNCIONA O RECICLA TIBAGI
Dar destinação correta aos resíduos produzidos nos centros urbanos é um problema vivenciado por muitos municípios na atualidade. Sinval Silva, idealizador da proposta que mudou esta realidade em Tibagi, ressalta que “a existência de lixões a céu aberto, por exemplo, além de gerar impactos negativos ao meio ambiente, intensifica problemas de ordem social, como a utilização do espaço por catadores de materiais recicláveis que arriscam a segurança na busca por uma fonte de renda”.
O prefeito diz que quando projetou o Recicla, não imaginava a dimensão que a proposta iria tomar. “Fizemos esse programa para resolver o problema do lixão. A televisão vinha e filmava, mostrava isso que era uma vergonha para nós. Mas à medida que o Recicla foi acontecendo, Tibagi se tornou um exemplo e a cada dia sou surpreendido com visitas de prefeitos de vários estados brasileiros para ver como ele funciona”, revela.
Lançado no município em 29 de maio de 2009, no mesmo momento em que foi inaugurado o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi, e resultado de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura desde 2007, o programa que dá a correta destinação de resíduos sólidos é referência no Estado do Paraná.
Daniela Rosa, turismóloga da Sematur que fez a inscrição do Recicla Tibagi na premiação nacional, explica que o objetivo do programa é tratar e reaproveitar todo tipo de resíduo domiciliar, através do recolhimento e separação de dejetos. Além de dar destino correto para o lixo, o programa prevê ainda campanhas de conscientização da população e valorização do trabalho dos agentes ambientais, os catadores.
A Usina do Recicla é composta por aterro sanitário, barracão para triagem dos resíduos, pátio de compostagem e centro administrativo com vestiários, almoxarifado e refeitório para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.
Diariamente, Tibagi produz cerca de nove toneladas de lixo: mais da metade é transformada em composto orgânico, ¼ é de materiais recicláveis e menos de 25% se tornam rejeito, que é destinado ao aterro depois de prensado. “Pode parecer estranho, mas o tratamento do lixo vem se tornando um forte atrativo turístico da cidade”, diz Daniela.
“O município é reconhecido pela presença do Parque Estadual do Guartelá, que abriga o sexto maior canyon do mundo, pelas belezas naturais que incentivam a prática do turismo de aventura, e por seu tradicional Carnaval. Ano a ano se verifica o crescimento da demanda turística”, indica a turismóloga, acrescentando que em alguns meses chega a registrar um fluxo de turistas três vezes maior que a população do município. “Esse aumento gera uma série de reflexos na cidade, tanto positivos como o fortalecimento dos equipamentos turísticos locais, quanto negativos como a própria geração de resíduos, este último amenizado pela sua destinação correta”, explica.
Com a criação do Programa Recicla Tibagi, além dos benefícios ambientais, como o aumento da vida útil do aterro sanitário em até 400%, o programa ainda gera trabalho e renda para os 35 membros da Associação, que respondem pela operação da Usina. Por apresentar solução definitiva ao problema do lixo, o Programa agora coloca Tibagi numa posição de destaque em relação à preservação do meio ambiente.
Consuelo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da Sematur, salienta que “os benefícios resultantes do Recicla Tibagi são amplos e por este motivo o programa se enquadra em quatro dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU”. Os objetivos contemplados são 'Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente'; 'Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento'; 'Acabar com a fome e a miséria' e 'Igualdade Entre os sexos e valorização da mulher'.
PESQUISA COMPROVA ADESÃO POPULAR
A aprovação da população sobre o Recicla Tibagi e sua efetiva participação na separação do lixo entre seco (recicláveis) e úmido (orgânicos) é comprovada por pesquisa encomendada pela Administração Municipal no mês de março. Dos 448 entrevistados, na cidade e no interior, 96,7% responderam conhecer o programa e, destes, 99,2% aprovam a iniciativa. A pesquisa do instituto Alvorada ainda questionou a adesão ao programa e 96,7% das pessoas responderam que separam corretamente o lixo.
Apenas dez iniciativas para o desenvolvimento do turismo no Brasil serão premiadas e o Recicla Tibagi foi o único programa do Paraná a ser escolhido como caso de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.
A entrega do Troféu na categoria Sustentabilidade Ambiental será dia 27, quando o prefeito Sinval Silva, idealizador do projeto, também fará palestra sobre o funcionamento do sistema de saneamento ambiental durante a mesa de debates sobre Sustentabilidade e Turismo.
“Este é o primeiro prêmio nacional que recebemos pelo Recicla Tibagi, que já é reconhecido em todo o Estado, indicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como modelo de gestão de lixo a ser seguido e que já nos rendeu o selo Echo Cidade Limpa”, revela o prefeito.
“No ano passado recebemos o prêmio Top Prefeito da Sustentabilidade por conta do programa. Mas, agora, com a premiação pelo governo federal, Tibagi vai ter uma visibilidade muito maior”, avalia Sinval.
COMUNIDADE - Na opinião do prefeito, a iniciativa, simples e barata, torna-se viável graças à participação efetiva da comunidade. “Dividimos esta importantíssima conquista com toda a população que separa o lixo em sua casa, com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti) e com todos os servidores públicos envolvidos diretamente no programa”, destaca o prefeito.
Sinval Silva lembra que a iniciativa alia saneamento ambiental e engenharia social porque “devolve a dignidade às pessoas envolvidas no processo”.
REPERCUSSÃO - Cecília Nanuzi Pavesi, secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, ressalta que a premiação coloca o município em destaque nos roteiros turísticos do Brasil. “A divulgação que é feita no Salão surte muito resultado. Todos querem conhecer as práticas premiadas e o Recicla Tibagi vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico da nossa região”, prevê.
Rosi do Rocio Melo Artiga, associada e tesoureira da Acamarti, diz estar surpresa com a repercussão que o trabalho de sua equipe está ganhando. “Para nós é muito gratificante, uma emoção muito grande este prêmio”, relata.
A trabalhadora conta que deixou a vida de catadora nas ruas para fazer parte da Associação e desde então só viu sua vida melhorar. “Muitos aqui trabalhavam no lixão e hoje têm salário garantido, equipamento de segurança, transporte e alimentação. Com o salário, eu mesma já consegui realizar o sonho da minha vida que era construir minha casinha. Nossa vida mudou muito”, comemora.
CENÁRIOS DO TEMPO - A região dos Campos Gerais será apresentada no Salão de Turismo como região turística Cenários do Tempo com exposição de imagens, materiais de divulgação, gastronomia, folclore e artesanato, ao lado de outras nove regiões: Litoral, Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana), Terra dos Pinheiros (Centro-Sul), Estradas e Caminhos (Centro), Corredores das Águas (Noroeste), Norte do Paraná, Riquezas do Oeste, Vales do Iguaçu (Sudoeste) e as Cataratas do Iguaçu e Caminho ao Lago do Itaipu.
As inscrições para o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil estão abertas e são gratuitas para quem se cadastrar anteriormente pelo site www.salao.turismo.gov.br , onde também podem ser encontradas mais informações sobre o evento.
Casos premiados
(http://www.salao.turismo.gov.br/salao/noticias/detalhes_noticias/20100427-2.html)
Categoria: Gestão turística de Município
Monte Verde – Amor por Natureza
Proposta por Prefeitura de Camanducaia (MG)
Categoria: Planejamento e Gestão do Turismo Regional
Planejamento e Gestão Regional da Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Parque Nacional Serra do Cipó
Proposta por Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Parque Nacional Serra do Cipó (MG)
Categoria: Roteiro Turístico
Roteiro Seridó: aventure-se por estes caminhos
Proposta por: Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) (RN)
Categoria: Roteiro ou Destino Turístico Segmentado
Trekking no Vale do Pati: turismo com parceria da comunidade
Proposta por: Empresa de Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) (BA)
Categoria: Sítio Eletrônico (site) Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística
www.rioguiaoficial.com.br
Proposta por: Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) (RJ)
Categoria: Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística
Rio Show Case
Proposta por: Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) RJ
Categoria: Sustentabilidade Ambiental em Municípios
Programa Recicla Tibagi
Proposta por: Prefeitura de Tibagi (PR)
Implantação, incubação e gestão do Parque Estadual Fritz Plaumann
Proposta por: Fundação de Meio ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA) (SC)
Categoria: Sustentabilidade Social em Municípios
Município de Ouro Preto: Patrimônio Cidadão
Proposta por: Prefeitura de Ouro Preto (MG)
Categoria: Sustentabilidade Cultural em Municípios
Vesperata Diamantina
Proposta por: Prefeitura de Diamantina (MG)
COMO FUNCIONA O RECICLA TIBAGI
Dar destinação correta aos resíduos produzidos nos centros urbanos é um problema vivenciado por muitos municípios na atualidade. Sinval Silva, idealizador da proposta que mudou esta realidade em Tibagi, ressalta que “a existência de lixões a céu aberto, por exemplo, além de gerar impactos negativos ao meio ambiente, intensifica problemas de ordem social, como a utilização do espaço por catadores de materiais recicláveis que arriscam a segurança na busca por uma fonte de renda”.
O prefeito diz que quando projetou o Recicla, não imaginava a dimensão que a proposta iria tomar. “Fizemos esse programa para resolver o problema do lixão. A televisão vinha e filmava, mostrava isso que era uma vergonha para nós. Mas à medida que o Recicla foi acontecendo, Tibagi se tornou um exemplo e a cada dia sou surpreendido com visitas de prefeitos de vários estados brasileiros para ver como ele funciona”, revela.
Lançado no município em 29 de maio de 2009, no mesmo momento em que foi inaugurado o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi, e resultado de um trabalho desenvolvido pela Prefeitura desde 2007, o programa que dá a correta destinação de resíduos sólidos é referência no Estado do Paraná.
Daniela Rosa, turismóloga da Sematur que fez a inscrição do Recicla Tibagi na premiação nacional, explica que o objetivo do programa é tratar e reaproveitar todo tipo de resíduo domiciliar, através do recolhimento e separação de dejetos. Além de dar destino correto para o lixo, o programa prevê ainda campanhas de conscientização da população e valorização do trabalho dos agentes ambientais, os catadores.
A Usina do Recicla é composta por aterro sanitário, barracão para triagem dos resíduos, pátio de compostagem e centro administrativo com vestiários, almoxarifado e refeitório para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.
Diariamente, Tibagi produz cerca de nove toneladas de lixo: mais da metade é transformada em composto orgânico, ¼ é de materiais recicláveis e menos de 25% se tornam rejeito, que é destinado ao aterro depois de prensado. “Pode parecer estranho, mas o tratamento do lixo vem se tornando um forte atrativo turístico da cidade”, diz Daniela.
“O município é reconhecido pela presença do Parque Estadual do Guartelá, que abriga o sexto maior canyon do mundo, pelas belezas naturais que incentivam a prática do turismo de aventura, e por seu tradicional Carnaval. Ano a ano se verifica o crescimento da demanda turística”, indica a turismóloga, acrescentando que em alguns meses chega a registrar um fluxo de turistas três vezes maior que a população do município. “Esse aumento gera uma série de reflexos na cidade, tanto positivos como o fortalecimento dos equipamentos turísticos locais, quanto negativos como a própria geração de resíduos, este último amenizado pela sua destinação correta”, explica.
Com a criação do Programa Recicla Tibagi, além dos benefícios ambientais, como o aumento da vida útil do aterro sanitário em até 400%, o programa ainda gera trabalho e renda para os 35 membros da Associação, que respondem pela operação da Usina. Por apresentar solução definitiva ao problema do lixo, o Programa agora coloca Tibagi numa posição de destaque em relação à preservação do meio ambiente.
Consuelo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da Sematur, salienta que “os benefícios resultantes do Recicla Tibagi são amplos e por este motivo o programa se enquadra em quatro dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU”. Os objetivos contemplados são 'Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente'; 'Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento'; 'Acabar com a fome e a miséria' e 'Igualdade Entre os sexos e valorização da mulher'.
PESQUISA COMPROVA ADESÃO POPULAR
A aprovação da população sobre o Recicla Tibagi e sua efetiva participação na separação do lixo entre seco (recicláveis) e úmido (orgânicos) é comprovada por pesquisa encomendada pela Administração Municipal no mês de março. Dos 448 entrevistados, na cidade e no interior, 96,7% responderam conhecer o programa e, destes, 99,2% aprovam a iniciativa. A pesquisa do instituto Alvorada ainda questionou a adesão ao programa e 96,7% das pessoas responderam que separam corretamente o lixo.