“Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas dos Produtos Alimentícios da Pequena Agroindústria Familiar” é um projeto do programa Universidade Sem Fronteiras desenvolvido por bolsistas recém-formados e acadêmicos dos cursos de Administração e Economia Doméstica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Francisco Beltrão. Um dos objetivos é apoiar a administração do centro de comercialização da Cooperativa de Agricultura Familiar Integrada (Coopafi), do município de Francisco Beltrão.
Além disso, o projeto presta assessoria técnica às agroindústrias familiares e produtores rurais associados, no que se refere à qualidade e rotulagem dos produtos. “Isto introduz novas possibilidades de controle de qualidade na pós-colheita de frutas e hortaliças, e reduz perdas em toda a cadeia até a comercialização dos produtos da pequena agroindústria familiar”, explica a coordenadora do projeto, Rose Mary Helena Quint Silochi.
Na primeira fase do projeto os bolsistas realizaram entrevistas com consumidores do centro de comercialização da Coopafi e visitaram agroindústrias familiares e produtores rurais. No segundo semestre deste ano, estão programados cursos e treinamentos para os associados da Cooperativa. “Primeiro será realizado treinamento na área de administração e em seguida cursos de capacitação nas áreas de pós-colheita, processamento tecnológico e produtos agroecológicos”, explica Daniela Ragazzon, recém-formada em Economia Doméstica.
Projeto de inovação tecnológica da Unioeste orienta agricultores familiares
Um dos objetivos é apoiar a administração do centro de comercialização da Cooperativa de Agricultura Familiar Integrada (Coopafi), de Francisco Beltrão
Publicação
01/09/2009 - 15:00
01/09/2009 - 15:00
Editoria