O Projeto Mobiliário Popular apresentado pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, à indústria moveleira do Paraná ganhou destaque nacional. A revista Móveis de Valor, referência na área, relatou a iniciativa da Cohapar de criar uma linha de produção e financiamento de móveis para moradias populares adequados aos tamanhos das casas construídas pela Companhia, que têm 40 m².
Para Rafael Greca, o destaque dado pela revista Móveis de Valor é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela Companhia em benefício da população mais necessitada. “Eu recebo com alegria a matéria, pois significa o acolhimento pelo setor da nossa idéia de mobiliar casas populares com móveis bons, bonitos e baratos. Móveis que não atrapalhem a circulação dentro das casas e que tenham a escala e o carinho que são devidos às famílias dos trabalhadores”, disse.
A equipe da Cohapar desenvolveu os modelos dos móveis visando otimizar os espaços de maneira coerente, para que cada parte da casa seja bem utilizada. O grande desafio do projeto é unir preço e qualidade. Além disso, o fornecedor que apresentar os menores preços e se tornar parceiro da Cohapar poderá montar uma exposição em cada empreendimento da Companhia.
A Cohapar está buscando fornecedores parceiros. Estão em andamento negociações com indústrias moveleiras para viabilizar propostas que atendam às necessidades da habitação popular. Greca afirmou que este é um campo novo, que abre caminhos para que a Cohapar se firme cada vez mais como um instituto de desenvolvimento humano. “Mais que uma empresa preocupada em ter lucro vendendo casa para os pobres, somos um instituto de desenvolvimento humano a serviço do povo mais pobre do Paraná. E se a indústria moveleira do Estado nos ajudar vamos ser o Estado com as casas populares mais caprichadas do País”, disse.
MERCADO POTENCIAL - A matéria publicada na revista Móveis de Valor ressalta o potencial desse mercado. “O mercado de baixa renda vem ganhando força. Em 2007, segundo dados do instituto de pesquisas Data Popular, teria movimentado R$ 550 bilhões, em um crescimento de 7,4% mais que no ano anterior, quando foi de R$ 512 bilhões”.
Este mercado potencial pode ser comprovado pelos cálculos desenvolvidos pela Cohapar, que mostram que a produção em larga escala deve permitir a redução de preços dos móveis. “Uma casa de 40 m² pode promover um mercado de até 20 peças de mobiliário, desde que eles sejam adequados e caibam na casa”, explicou Greca.
Neste momento, são 285 empreendimentos, num total de 9.976 casas em construção. “Até o final de 2008 poderão ser 27.033 casas se todos os financiamentos que montamos estiverem prontos. Multipliquem isso por 20 peças e vejam que tem um nicho de mercado bastante forte”, disse Greca.
“O diretor do Data Popular, Renato Meirelles, fala num mercado popular motivado pelo aumento da oferta de crédito, melhoria de renda da população e programas sociais de governo, que teria um volume de R$ 550 bilhões. No Paraná, onde nós já temos o maior salário mínimo do País, que é o salário definido pelo governador Requião, já se nota o aquecimento do mercado popular. Agora se você somar isso aos bolsas-famílias, aos programas sociais do governo, à tarifa social da água, ao luz fraterna... Nós temos realmente muito dinheiro no Brasil, disponível neste segmento popular”, completou Greca.
Os empresários interessados em participar deste projeto podem acessar a página da Cohapar na internet (http://www.cohapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=102) e fazer o download do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail silviovicente@cohapar.pr.gov.br ou pelo telefone 41 3312 5742.