Projeto da ponte da Ferroeste sobre o Rio Paraná será pago pelo Mato Grosso do Sul

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) durante reunião da Comissão de Consolidação da Ferroeste, em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, divisa com Guaíra, no Paraná
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07/05/2009 - 18:30
Editoria
O governo do Mato Grosso do Sul assumiu nesta quinta-feira (7), em Mundo Novo (MS), o compromisso de pagar o projeto de construção da ponte que vai unir o Paraná e o Mato Grosso do Sul através de ferrovia. A ponte sobre o Rio Paraná, ligando os municípios de Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), está prevista no projeto da Ferroeste, empresa de economia mista do governo do Paraná, que construirá um ramal entre Cascavel (PR) e Maracaju (MS). A decisão foi anunciada durante reunião da Comissão para a Consolidação do Projeto da Ferroeste, grupo criado pelo Governo Federal em conjunto com o Paraná e o Mato Grosso do Sul com o objetivo de agilizar a ampliação da ferrovia. Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, o anúncio é um “passo concreto para a transposição do Rio Paraná, primeiro passo para ligar o Paraná e o Mato Grosso do Sul por ferrovia”. Samuel Gomes ressaltou que, devido à importância da obra, o “Governo do Mato Grosso do Sul chamou sobre si a responsabilidade de licitar o projeto da ponte”. Segundo ele, a decisão permite que o processo de expansão da ferrovia continue. O secretário dos Transportes do Paraná, Rogério Tizzot, destacou que com esta medida o Mato Grosso do Sul associa-se ao Paraná através do projeto de construção da ponte ferroviária. Além de garantir a travessia do rio, disse Tizzot, a decisão sobre a ponte é importante na medida em que permite o “avanço da expansão da ferrovia”. Para o secretário de Obras Públicas e Transportes do Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, “a Ferroeste vem para mudar o modal de transporte do Mato Grosso do Sul”. Segundo ele, o Estado é um grande produtor de commodities, com pouca população e baixo consumo interno. “Quase tudo que produz exporta”, explica Giroto, “a ferrovia vem ao encontro do que o governo do Mato Grosso do Sul sempre desejou: a integração dos modais ferroviários, rodoviários, e da hidrovia Paraná-Tietê”. O secretário do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Negreiro, afirma que a decisão do governo de seu Estado em assumir o projeto de construção da ponte “representa um marco concreto para o lançamento do empreendimento”. Para Negreiro, a extensão da ferrovia “tem importância extraordinária” para o Mato Grosso do Sul. “Permite o escoamento da safra a custos competitivos”, disse ele, explicando que “em curto prazo, entre quatro a seis milhões de toneladas de cargas, que hoje vão de caminhão, passarão a ser transportadas pela ferrovia”. O secretário do Meio Ambiente diz que o Mato Grosso do Sul tem pressa e quer tomar as providências técnicas “no mais curto espaço de tempo possível”. Segundo ele, os estudos e projetos devem estar resolvidos em 2009. “Vamos iniciar a construção a partir de 2010”. Proposta de sociedade Durante o encontro, que contou com a presença do especialista em infraestrutura ferroviária Mário Dirani, representando o Ministério dos Transportes, o presidente da Ferroeste Samuel Gomes propôs que o investimento estimado em vários milhões de reais que será aplicado no projeto de construção seja incorporado à Ferroeste. “Propomos que o valor do projeto seja transformado em participação acionária para que o Mato Grosso do Sul seja sócio da Ferroeste, cuja ferrovia vale hoje em torno de R$ 800 milhões”, disse Gomes. A visita técnica da Comissão de Consolidação da Ferroeste se estendeu, na parte da parte, para as barrancas do Rio Paraná, onde os engenheiros que participavam do encontro realizaram medições com GPS para avaliar o melhor local da construção da obra sobre o Rio Paraná. Samuel Gomes disse que os engenheiros do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná colocaram o seu conhecimento técnico sobre o território das obras à disposição dos técnicos do Mato Grosso do Sul. Participaram da audiência os prefeitos de Mundo Novo, Antonio Cavalcante, e de Guaíra, Manoel Kuba, além de Sandra Cassone (Itaquiraí) e Carlos Cesar Haiter (Salto Del Guairá/Paraguai).O objetivo da visita técnica também foi conhecer estudos e projetos urbanísticos que interferiram diretamente no projeto. No encontro, foi formalizada agenda de trabalho entre a Comissão da Ferroeste e os municípios de Guaíra e Mundo Novo, visando adequar à legislação urbanística local das duas cidades às necessidades de construção da ferrovia e da ponte sobre o Rio Paraná. A Comissão de Consolidação da Ferroeste, coordenada pelo secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, é integrada ainda pelo secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato.

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