O projeto do Guarituba, ‘Da favela ao Bairro Novo’, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), foi premiado com o Selo de Mérito 2007 da Associação Brasileira de Cohabs (ABC). O prêmio é o reconhecimento às instituições que contribuem efetivamente para o aperfeiçoamento, melhoria e qualidade do ambiente destinado à população de baixa renda, especialmente, atendida pelas Cohabs e Órgãos Assemelhados. Esta é a terceira vez que a Cohapar é premiada: em 2004 com o sistema de Gestão Comunitária e em 2005 com o programa Casa da Família Indígena.
A escolha dos vencedores do Selo de Mérito, que está em sua 10ª edição, leva em consideração os aspectos econômicos, tecnológicos, políticos e sociais contemplados no projeto em questão. “O selo de mérito confirma a qualificação técnica e profissional dessa valorosa equipe da Cohapar. O projeto do Guarituba veio para ser um marco do governo Requião, na história da grande Curitiba e também na história do Brasil. É a primeira vez que o direito de morar de 12 mil famílias é respeitado conciliado com a preservação de um importante manancial de água de uma região metropolitana”, explicou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
De acordo com o consultor técnico de Comunicação e Administração da ABC, Alexandre Drummond, o projeto foi muito bem conceituado pela banca julgadora, composta por representantes da Caixa Econômica Federal, do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) do Ministério das Cidades e da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
“Ao todo, foram 17 projetos que concorreram ao Selo que tem a idéia de premiar as entidades que conseguem atingir sua missão de tentar interferir de forma efetiva na diminuição do déficit habitacional”, explicou Drummond. Ele ainda destaca que “O Projeto Guarituba da Cohapar e o projeto da Secretaria Municipal de Habitação de João Pessoa (PB) foram os que mais se destacaram. O projeto do Paraná foi classificado como excelente por três julgadores e por um como muito bom”, enfatizou Alexandre.
Rafael Greca destaca outros méritos do projeto do Guarituba, ‘Da favela ao Bairro Novo’. “O Selo de Mérito 2007 qualifica o nosso projeto do Guarituba para ser licitado já como um projeto premiado dentro do Plano de Aceleração do Crescimento, do Ministério das Cidades.
PRÊMIO - O Selo de Mérito da ABC tem como objetivo estimular e divulgar ações relacionadas à produção de habitação popular, à pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produção. A entrega da premiação será no dia 23 de abril, na Reunião Conjunta do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e ABC – Associação Brasileira de Cohabs, na cidade de Maceió.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COHABS - A ABC tem sede em Brasília e congrega todos os órgãos públicos ligados à habitação, incluindo as Cohabs, secretarias estaduais e municipais de Habitação. O órgão acompanha todos os programas habitacionais que usam recursos federais, e mantém diálogo com o Ministério das Cidades (MCidades), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Gabinete Civil da Presidência da República e diretorias da Caixa Econômica Federal.
Projeto da Cohapar recebe prêmio nacional da Associação Brasileira de Cohabs
O projeto do Guarituba, ‘Da favela ao Bairro Novo’, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), foi premiado com o Selo de Mérito 2007 da Associação Brasileira de Cohabs (ABC)
Publicação
10/04/2008 - 16:50
10/04/2008 - 16:50
Editoria