Projeto “Prumo” presta assessoria técnica à indústria de plástico do Paraná

Unidades móveis do Tecpar vão prestar assessoria tecnológica às empresas para aprimorar os processos industriais e melhorar a qualidade dos produtos
Publicação
28/03/2006 - 16:28
Para atender a exigência do mercado consumidor, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior faz o lançamento, nesta quarta-feira (29), do “Prumo” – Projeto Unidades Móveis - que oferece, por intermédio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), recursos tecnológicos às micro e pequenas empresas que buscam competitividade industrial, aprimoramento dos processos e a melhoria da qualidade dos produtos. A solenidade de apresentação do projeto será nesta quarta-feira (29), às 14h, no auditório do Tecpar, na Cidade Industrial de Curitiba, com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi e do presidente do Tecpar, Mariano Macedo. O projeto conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do sistema Fiep/Senai e dos sindicatos ligados à indústria do plástico. O “Prumo” será uma ação pró-ativa do Tecpar, incorporando o conceito de unidades móveis para disponibilizar a tecnologia às micro e pequenas empresas. As primeiras ações estarão dirigidas às indústrias de plástico do Paraná, de Curitiba e do interior. As empresas já foram contatadas e deverão fazer um pré-diagnóstico com técnicos do ar, visando o desenvolvimento posterior do projeto. Laboratórios móveis - As Unidades Móveis utilizadas no projeto correspondem a veículos utilitários, dotados de equipamentos laboratoriais, que vão às empresas para solucionar os principais problemas técnicos e realizar ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados, sob a coordenação de engenheiros e técnicos do Tecpar. Durante o atendimento é analisado o processo produtivo da empresa, na busca de aperfeiçoamentos, tendo como orientação os resultados dos ensaios e análises efetuadas na unidade móvel. A visita do Prumo é sempre acompanhada pelo pessoal técnico da empresa. Todo o atendimento é pré-agendado e precedido por uma visita de diagnóstico, na qual o engenheiro, através do preenchimento de um Check List, analisará todo o processo produtivo, levantando assim os pontos nos quais a empresa necessita de assessoria. Esta visita de diagnóstico não oferece nenhum ônus à empresa. Cada atendimento tem a duração de dois dias, período em que os técnicos do Prumo procuram, de forma objetiva, resolver os principais problemas diagnosticados na empresa. Os resultados esperados estão ligados a benefícios, como diminuição na devolução de pedidos (reclamações); conquista de clientes mais exigentes; vantagem da inserção no mercado externo; substituição de importação; aumento no faturamento; aumento no consumo mensal de matérias-primas e aumento da mão-de-obra.