O Projeto Paraná Campeão, aprovado recentemente pelo secretário da Educação, Maurício Requião, vai reunir os principais talentos esportivos do Paraná nas modalidades de atletismo, ciclismo, futebol e handebol. O inicio será com o atletismo, com a seleção de 250 atletas, sendo 125 do feminino e 125 do masculino. No futuro, o projeto atenderá outras modalidades.
Segundo o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiros, que visitou as pistas de atletismo de Ponta Grossa, Pato Branco, Maringá e Londrina, os atletas ficarão três semanas em seus municípios e uma semana em Curitiba sob a a responsabilidade do governo do Estado.
“É um projeto inédito no Brasil, não temos um parâmetro para avaliar isso, nós vamos desenvolvê-lo por etapas, começando pela modalidade de atletismo. A expectativa é de um bom resultado já a partir do próximo ano, e vamos procurar fazer essas seletivas para conseguir estes 250 atletas durante os Jogos Colegiais na sua fase final, em julho, em Curitiba”, afirmou Lester.
Em Curitiba haverá uma grade curricular para que estes atletas estudem e recebam instruções de técnicos. Quando voltarem para suas cidades de origem, eles continuarão com os treinamentos e estudos. A princípio, o projeto terá inicio em cidades bases como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranavaí. Na seqüência vai se ampliar por todo o Paraná.
“Os atletas virão de qualquer lugar do Estado. Não existe regra de que tenham que ser tantos atletas de uma cidade e outro tanto de outra, pode ser de qualquer lugar, até mesmo um de cada cidade. O interessante é que tenhamos o maior numero possível de ótimos atletas. O importante é não errar na escolha inicial, temos de achar estes atletas através de um sistema de avaliação, inclusive de resultados de competições que vamos realizar”, finalizou Lester Pinheiro.