Projeto Música no Museu será no Expedicionário nesta quarta-feira

O museu fica na Praça do Expedicionário, Rua Ubaldino do Amaral, s/nº, Alto da XV
Publicação
09/07/2010 - 18:00
Editoria
O Museu do Expedicionário é o próximo a receber o projeto Música nos Museus, nesta quarta-feira (14), às 16h. No concerto, o acordeonista João Pedro Teixeira apresentará alguns clássicos da MPB como “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Mocinhas da Cidade” (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela), ao lado de sucessos internacionais como “Adios noñino” (Astos Piazzolla) e “La Cumparsita” (Gerardo Matos Rodriguez). A apresentação tem uma hora de duração, com classificação livre e entrada franca. O museu fica na Praça do Expedicionário, Rua Ubaldino do Amaral, s/nº, Alto da XV.
João Pedro Teixeira começou a tocar acordeon ainda criança, de forma autodidata. Em companhia do pai, se apresentava publicamente acompanhando artistas regionais. Aos 13 anos, viajou para Portugal como acompanhante do grupo de Folclore Português de Curitiba apresentando-se em festivais folclóricos pelo país.
Participou de inúmeros festivais nacionais de acordeon e fez apresentações em importantes salas de concerto: Teatro Guaíra, Teatro Positivo, Teatros do Sesc, Teatro Paiol, Casa Folclórica Rancho de Portugal (Lisboa). Fez parte de grupos musicais de variados estilos. Tocou e gravou com inúmeros artistas, entre eles: Oswaldinho do Acordeon, Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Sérgio Reis, Christian e Ralf, Gilberto e Gilmar, Julião Bohemio, Cris Julian, Lu Pasinato, Vina Lacerda, João Egashira, Daniel Miranda.
MÚSICA NOS MUSEUS - O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A ideia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos paranaenses.
Para a Secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e arte. “O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural”, finaliza.

Serviço: Recital de acordeom com João Pedro Teixeira.
Única apresentação na quarta-feira, dia 14 de julho, às 16h, no Museu do Expedicionário (Praça do Expedicionário – Rua Ubaldino do Amaral, s/nº, Alto da XV). Entrada franca.

Sugestão de Box:
Repertório:
1 - Wave (Tom Jobim)
2 - Por una cabeza (Gardel)
3 - Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
4 - Tico tico no fubá (Zequinha de abreu )
5 - Brasileirinho (Waldir Azevedo)
6 - La cumparsita (Gerardo Matos Rodriguez)
7 - Pieta (João Pedro)
8 - Adios nonino (Astos Piazzolla)
9 - Tocando em frente (Renato Teixeira)
10 - No rancho fundo (Ary Barroso/Lamartine Babo)
11 - Luar do sertão (Catulo da Paixão Cearense)
12 - Beijinho doce (João Alves dos Santos)
13 - Mocinhas da cidade (Nhô Belarmino e Nhá Gabriela)

GALERIA DE IMAGENS