A Cozinha Industrial Comunitária, implantada em alguns bairros de Curitiba pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) serviu de inspiração para alunos da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) desenvolverem projeto similar. Com ele, os estudantes de Relações Internacionais receberam, da Associação Comercial do Paraná (ACP), o prêmio “Aluno e Atividade Internacional”, na semana passada. O projeto premiado adaptou a proposta da cozinha comunitária à situação econômica, cultura e social da cidade de Lobito, em Angola.
A idealizadora do projeto no Provopar e orientadora dos universitários foi a professora Vera Lucia Rodrigues. A Cozinha Industrial Comunitária foi implantada pelo Provopar em Curitiba, nos bairros Parolin, Campo Comprido, Cajuru e Campina do Siqueira. São parceiros do Programa, o Centro de Referência Social e a Copel. O objetivo é o desenvolvimento comunitário, estimulando a geração de renda e aproveitando as potencialidades das regiões mais pobres do Estado.
A instalação da cozinha é feita com os recursos arrecadados nas doações de consumidores de energia elétrica, através das contas de luz (Programa Fome Zero do governo Federal) – um convênio entre Provopar, Governo do Estado e Copel. O Provopar é o responsável pela administração dos recursos e identificação das comunidades, nas quais serão implantados os projetos.
Projeto Cozinha Comunitária recebe prêmio de comércio exterior
A Associação Comercial do Paraná entregou a premiação para os alunos da UTP que apresentaram projeto do Provopar adaptado à situação econômica, cultural e social de Angola
Publicação
16/11/2004 - 00:00
16/11/2004 - 00:00
Editoria