O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quinta-feira (18) de uma coletiva a imprensa juntamente com os paranaenses vencedores de um dos maiores prêmios mundiais na área ambiental. O projeto do Aquecedor Solar Ecológico construído com materiais recicláveis foi apresentado pelo Grupo de Escoteiros Guairacá, de Foz do Iguaçu, ficando em quarto lugar no Prêmio ambiental ‘Volvo Adventure 2009’ - realizado entre os dias 05 e 09 de junho, em Gotemburgo, na Suécia.
O desempenho e os benefícios do aquecedor solar surpreenderam o júri internacional, que selecionou o aquecedor solar como o único projeto sustentável para representar o Brasil na competição. O México ficou com o primeiro lugar, seguido da Ilha do Homem e da Índia.
Para o secretário Rasca Rodrigues, a premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo grupo que teve o incentivo da secretaria. “É um orgulho para o governo do Estado ter um projeto reconhecido pelo mundo. Trata-se de um projeto inovador, econômico e que contribui para o meio ambiente” ressalta.
Neste sentido, o secretário Rasca demonstrou que o governo estadual vem se esforçando para consolidar o uso de tecnologias ambientalmente corretas. “Hoje as obras públicas já são planejadas com estruturas para reaproveitamento da água e da energia solar, por exemplo”, afirmou.
O Grupo de Escoteiros inscreveu-se para disputar a premiação com o trabalho realizado em 12 oficinas que proporcionaram capacitação de escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino e para comunidades carentes.
Durante a solenidade de premiação cinco integrantes foram para Suécia, são eles: Alisson Roberto Baracy, Carla Letícia Rocha, Cristiane Yara Baracy, Eduardo Henrique Rezende e Larissa Stela Rocha. Todos estudantes das escolas da rede estadual de ensino de Foz do Iguaçu que representaram o grupo, que é composto por 73 pessoas sendo 18 adultos e 65 jovens entre 7 e 21 anos.
A participação dos escoteiros na ação acontece desde 2007, quando a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma oficina para montagem do aquecedor. A partir daí o grupo de escoteiros de Foz ensinou a técnica a outros 4,8 mil escoteiros que integram a União dos Escoteiros do Brasil. O trabalho dos escoteiros de Foz do Iguaçu é coordenado pelo diretor-presidente do grupo, João Repossi Filho, que também é técnico do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Para o coordenador do Projeto na União dos Escoteiros, João Repossi Filho, que também é técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que acompanhou o Grupo durante a premiação, comenta que é muito importante o reconhecimento a este trabalho que visa a melhoria de vida das comunidades mais carentes. “Estamos todos muitos felizes e entusiasmados com a premiação que serve de incentivo para criarmos um novo projeto para representar o Estado novamente no ano que vem”, comenta.
Além disso, o projeto fará parte da galeria de projetos da Organização Mundial dos Escoteiros e será divulgado na Revista Tunza, que é voltada para trabalhos do meio ambiente que circula na África. Entre os jurados estavam representantes da Volvo, da UNEP, da revista Tunza e da organização não governamental WWF. Ao todo, foram 373 projetos inscritos de 56 países e destes selecionados nove projetos, apenas dois das Américas, sendo um do México e um do Brasil.
Aquecedor – O Projeto do Aquecedor Solar Ecológico foi criado pelo aposentado José Alano, em 2007 as oficinas iniciaram no Estado com a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente. Para a fabricação são necessárias 200 garrafas PET e 200 embalagens longa-vida (pós-consumo), quantidade suficiente para aquecer a água de uma casa com até quatro pessoas.
Mais Informações sobre a premiação recebida pelo Grupo de Escoteiros Guairacá podem ser obtidas em www.volvoadventure.org e o manual que explica a montagem com o passo a passo e materiais utilizados para o projeto você encontra em www.sema.pr.gov.br link aquecedor solar.
Projeto Ambiental do Paraná fica em 4º lugar no Prêmio Volvo 2009
O projeto do Aquecedor Solar Ecológico construído com materiais recicláveis foi apresentado pelo Grupo de Escoteiros Guairacá, de Foz do Iguaçu, e ficou em quarto lugar no concurso realizado em Gotemburgo, na Suécia
Publicação
18/06/2009 - 16:40
18/06/2009 - 16:40
Editoria