Programação especial comemora os 100 anos de nascimento de Miguel Bakun

O centenário do artista paranaense será lembrado na próxima terça-feira (27), com diversos eventos, entre os quais o lançamento de um museu virtual
23/10/2009 - 13:00
Uma série de atividades, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (Cosem), vai comemorar, na próxima terça-feira (27), o centenário do artista paranaense Miguel Bakun. Neste dia será lançado, na Casa Andrade Muricy, o Museu Virtual Miguel Bakun, além de apresentações de grupos folclóricos ucranianos, dos quais o artista descende, e a projeção de um filme de Sylvio Back sobre o artista. Os eventos começam às 10h30, com uma solenidade póstuma no Cemitério Municipal de Curitiba, onde o público poderá assistir a apresentação do Coral da Paróquia Ucraíno, uma missa em rito bizantino, além de visitar o túmulo de Bakun. Às 16 horas, a Casa Andrade Muricy (CAM) faz o lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun, vinculado à rede do Cosem, seguido da apresentação do grupo folclórico ucraniano Poltava. Às 18 horas, ainda na CAM, o público terá a oportunidade de assistir ao filme O Auto-Retrato de Bakun (1984), dirigido e produzido por Sylvio Back. Após a projeção, que terá a duração de 43 minutos, o cineasta irá participar de um bate-papo com a platéia. A produção foi contemplada com o prêmio Glauber Rocha de “Melhor Filme”, na XIII Jornada Brasileira de Curta-Metragem da Bahia. Virtual - Colocar as obras do artista na internet foi o caminho encontrado pela COSEM para divulgar e facilitar o acesso do público ao trabalho e legado artístico de Miguel Bakun. “Claro que não substituem um espaço museológico físico, mas complementam e apoiam a área da museologia por divulgar acervos e contribuir para o conhecimento”, explica Eliana Réboli, coordenadora da Cosem. Os trabalhos que estarão em exposição na internet tiveram curadoria da equipe da própria Cosem, por intermédio de uma grande pesquisa bibliográfica em conjunto com grupos de estudos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC). “O Museu será sempre alimentado com outras obras e dados sobre Bakun”, garante Eliana. O artista - Rosemeire Odahara, coordenadora de projetos especiais da Secretaria da Cultura, destaca a importância de Miguel Bakun para as artes plásticas paranaenses, justamente por ser ele uma espécie de elo entre a primeira geração de artistas paranaenses, de uma época conhecida como Paraná Tradicional, e artistas que dialogaram com o modernismo. “Poucos conseguiram transitar entre estes dois momentos da arte e manter sua própria identidade”, explica. Nascido em 1909, em Mallet, Paraná, filho de imigrantes eslavos, Bakun começa sua produção artística na década de 40, quando participa de uma ateliê coletivo ao lado de artistas como Alcy Xavier, Loio Pérsio, Marcel Leite, Esmeraldo Blasi e Nilo Previdi. Ao longo de sua carreira, Bakun participou de diversas mostras coletivas e individuais e recebeu diversos prêmios, dentre eles o Salão Paranaense de Belas Artes. Serviço: Centenário do Nascimento de Miguel Bakun Programação: 10h30 – Solenidade Póstuma Visita ao túmulo do artista Oferta de flores Apresentação do Coral da Paróquia Ucraíno - Católica N.S. Auxiliadora Cerimonia Ucraniana em rito bizantino Placa em homenagem ao centenário de nascimento do artista Local: Cemitério Municipal de Curitiba (Praça Padre João Sotto Maior,s/n,São Francisco) 16 horas – Espaço Miguel Bakun Apresentação Capela de Banduristas Fialka do Grupo Folclórico Poltava Lançamento do Museu Virtual Miguel Bakun vinculado à rede dos Sistema Estadual de Museus do Paraná (SEEC) Local: Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro) 18 horas – Exibição do filme, O Auto-retrato de Bakun. Roteiro, direção e produção de Sylvio Back, com participação do pintor Nelson Padrella. Co-produção: Embrafilme, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural de Curitiba. Prêmio “Glauber Rocha”, de “Melhor Filme” na XIII Jornada Brasileira de Curta-Metragem da Bahia. Duração: 43 min.; cor/PB. Após a projeção, conversa com o cineasta Sylvio Back. Local: Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 – Centro)