Programa inédito no Paraná qualifica jovens em risco social

Semeando a Cidadania terá projeto piloto em Foz do Iguaçu e dará preparação profissionalizante para jovens em vulnerabilidade socioeconômica com idade entre 16 e 29 anos
Publicação
04/11/2010 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social lançará nesta sexta-feira (05), em Foz do Iguaçu, o Programa Semeando a Cidadania, projeto piloto do programa no município. O Semeando a Cidadania oferecerá uma preparação básica profissionalizante, através de treinamentos específicos, para ajudar na inserção de trabalhadores de 16 a 29 anos no mercado formal de trabalho.
A ação é desenvolvida por um Grupo de Trabalho instituído pelo Governo do Estado, através de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre as Secretarias Estaduais do Trabalho, da Educação, da Ciência e Tecnologia, e da Justiça e Cidadania. O grupo é formado pela coordenadora Rosana Franco (SEED), além de Angela Carstens (SETP), Regina Ribas (SETI), e Romi Schneider (SEJU).
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque diz que o Semeando a Cidadania focará naqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e educacional. “Faremos um levantamento de jovens com este perfil através do Sistema Público de Emprego. A partir disso, vamos promover uma qualificação, através do conhecimento de diferentes conteúdos”.
Albuquerque afirma que o ambiente de aprendizado contribuirá para uma socialização, formação pessoal e ética dos jovens. “É meta do governador Orlando Pessuti, formalizar os trabalhadores paranaenses. No caso destes jovens, prepará-los para um emprego com carteira assinada é também direcioná-los ao exercício da cidadania”, diz.
A metodologia aplicada será com base na Cidade Junior, já usada com eficácia em uma ação da UTFPR.
Qualificação – A turma será formada por 30 alunos e terá carga horária de 72 horas. As aulas acontecem do dia 06 a 17 de dezembro. “O primeiro é o modulo básico, com aulas de matemática comercial, de comunicação em marketing profissional e de saúde e segurança no trabalho. O segundo será o módulo de capacitação, com aulas práticas e teóricas de introdução à gestão administrativa. Já o módulo profissionalizante será flexível, ou seja, terá um conteúdo específico de acordo com a demanda do município e com o perfil do público local”, diz a professora Rosana Franco.
Com a coordenação da Secretaria do Trabalho, o Programa Semeando a Cidadania tem como parceiros a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Itaipu Binacional, a Federação das Indústrias do Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Sindicato das Empresas de Recuperação de Veículos de Foz do Iguaçu.

Serviço:
Lançamento do Programa “Semeando a Cidadania”
Data: 05 de novembro (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: SENAI - Rua Perdigão nº 58, Foz do Iguaçu/PR

GALERIA DE IMAGENS