Programa do Provopar atende 4 mil crianças no Sudoeste

Cerca de 4 mil crianças serão atendidas em quatro dias pelo programa Paraná Criança Sorriso, mais conhecido como “Bocão e os Vampiros do Paraná”, no Ginásio de Esportes Volnei Pires, em Marmeleiro, no Sudoeste do Estado
Publicação
04/05/2010 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 4 mil crianças serão atendidas em quatro dias pelo programa Paraná Criança Sorriso, mais conhecido como “Bocão e os Vampiros do Paraná”, no Ginásio de Esportes Volnei Pires, em Marmeleiro, no Sudoeste do Estado. O programa foi aberto na segunda-feira (3) e prossegue até quinta-feira (6), atendendo crianças de 6 a 12 anos de idade de Marmeleiro, Salgado Filho, Renascença, Flor da Serra e Manfrinópolis, além de alunos da Apae – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, do município sede.
“Nos dois primeiros dias, atendemos mais de 2 mil crianças”, destacou a dentista e coordenadora do programa, Lariessa Ferreira. Segundo ela, desde que foi lançado, em junho de 2005, o programa de saúde bucal do Provopar já atendeu cerca de 150 mil crianças em 36 municípios do Paraná. “Esta é a segunda vez que o programa é realizado na região Sudoeste. Na primeira etapa, foram atendidas 5 mil crianças de Pranchita, Pérola do Oeste, Planalto, Bela Vista do Caroba e Realeza”, destacou.
O prefeito Luiz Fernando Bandeira e sua esposa, Marilene Perin Bandeira, que preside a APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância, estiveram no Ginásio Volnei Pires, onde o professor Paulo Henrique Schwalm, diretor do Departamento de Educação e Cultura, ajuda na coordenação dos trabalhos. “Para garantir o sucesso desta etapa, a prefeitura entrou com os voluntários e a equipe de saúde bucal, especialmente treinada para orientar as crianças”, afirmou o prefeito.
Marilene Bandeira, por sua vez, disse que um dos principais objetivos do Paraná Criança Sorriso é “transformar os alunos em transmissores de conhecimento. Eles recebem um kit (escova, pasta de dente, fio dental e material ilustrativo) e, quando chegam em casa, vão ensinar o que aprenderam aqui aos pais e irmãos”.
PROGRAMA – As crianças assistem palestras educativas sobre cuidados básicos com a boca, dentes, gengiva e língua. Em seguida, passam pelo “escovodromo”, onde aprendem a maneira correta de se escovar os dentes e o uso do fio dental. Por último, assistem a peça do “Bocão e os Vampiros do Paraná”.

GALERIA DE IMAGENS