Programa do Paraná traz secretários do Trabalho de Minas e Rio de Janeiro a Curitiba

Os representantes dos dois Estados participaram de reuniões na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social durante os dias 27 e 28
Publicação
28/08/2007 - 15:26
Editoria
O subsecretário de Formação e Qualificação Profissional do Estado do Rio de Janeiro, Nassim Gabriel Mehedff, e o subsecretário do Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Minas Gerais, Antônio Eduardo Amabile, visitaram durante os dias 27 e 28 a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná para conhecer o Sistema Integrado de Intermediação de Mão-de-Obra, Simo Internet, utilizado pelas Agências do Trabalhador de todo o Estado. O secretário do Paraná, Nelson Garcia, explicou aos visitantes que o sistema utilizado para intermediação de mão-de-obra no Paraná foi desenvolvido por funcionários do Estado, que trabalham no núcleo de informática da secretaria. “Ao longo de 10 anos, o sistema foi sendo aperfeiçoado, agregando outros serviços à medida em que ocorria a aceitação por parte do trabalhador paranaense”, disse. Nelson ainda comenta que o interesse é de que outros Estados também tenham condições de desenvolver sistemas integrados para melhor atender o cidadão. “Hoje temos todas as 245 Agências do Trabalhador do Estado com banco de dado interligados, o que facilita a colocação desses trabalhadores no mercado de trabalho, assim como o cruzamento das informações de trabalhadores e empregadores. E eu quero que vocês conheçam o nosso sistema, troquem experiências e informações sobre a realidade de cada estado e consigam atender cada vez melhor o trabalhador que bate à porta do sistema público procurando um emprego”, defendeu ainda Nelson Garcia. A troca de experiências sugerida pelo secretário do Paraná levantou a proposta de integrar a política pública de intermediação de trabalhadores, como comenta o subsecretário de Minas. “Querendo ou não, São Paulo, Minas, Rio e Paraná estão interligados, ou seja, existe uma movimentação de mão-de-obra entre esses estados, e na medida em que o sistema de intermediação está integrado, você pode até fomentar uma política interestadual”, afirmou Amabile. Para ele, a possibilidade que o sistema do Paraná oferece, de cadastros na internet, facilita a inclusão e intermediação dos trabalhadores. “O sistema permite que o trabalhador alimente o banco de dados da sua casa, ou de qualquer lugar em que tenha acesso à internet, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento do Sine, e com isso você ganha produtividade, velocidade, minimiza custos, ou seja, de forma geral eu acredito que o sistema do Paraná, visto da forma que está sendo visto hoje aqui por nós, potencializa a gestão pública da intermediação de mão-de-obra”, analisa. Ele reforça ainda que o Governo de Minas Gerais reconhece no sistema paranaense um sistema que facilita a busca do trabalhador por uma vaga de trabalho, por ser um sistema que integra todos os dados de todos os postos de atendimento ao trabalhador. “Toda preocupação do Governo [de Minas] gira em torno do trabalhador. Diante da percepção de que existem vagas mas nem sempre o trabalhador tem conhecimento delas, nós viemos tentar conhecer de forma mais detalhada o sistema do Paraná. Então esse é o ponto forte do sistema do Paraná, que é o de universalização das informações no que se refere às vagas disponíveis no mercado de trabalho” A necessidade de ter um banco de informações sobre os trabalhadores também foi comentada durante os dois dias de encontro no Paraná. Para o sub-secretário do Rio de Janeiro, o conhecimento das informações dos trabalhadores é essencial para direcionar as políticas públicas de emprego, trabalho e renda. “A gente tem necessidade muito concreta de instrumentalizar e ter um sistema de acompanhamento de ações da política pública de trabalho, emprego e renda. A gente percebe que o sistema que utilizamos atualmente é um pouco frágil, ainda não tem a maturidade necessária”, comenta Nassim. Para ele, o grande diferencial do sistema desenvolvido e utilizado pelo Estado do Paraná é justamente permitir esse acesso às informações. “No Paraná, o Simo está mais avançado, bem mais avançado do que o que nós temos, que não é necessariamente integrado, além de que o nosso não está direcionado a passar informes gerenciais de acompanhamento e avaliação”, destaca o representante do Estado do Rio, que se mostrou satisfeito com o que viu em funcionamento no Paraná. VISITANTES - O subsecretário do Estado do Rio veio ao Paraná acompanhado do assessor da Chefia de Informática da secretaria, Carlos André Fernandes de Oliveira; da coordenadora estadual de Intermediação de Mão-de-Obra do Rio, Cláudia Maria Alves Cunha; e da coordenadora de Supervisão, Acompanhamento e Controle, Sandra Lima. De Minas Gerais, além do subsecretário vieram o superintendente de Monitoramento e Avaliação de Ações do Trabalho, Emprego e Renda, Emílio Rodrigues Botelho; o diretor de Monitoramento e Avaliação das Ações de Trabalho, Emprego e Renda, Juliano Pimentel Duarte; o diretor da Superintendência Central do Governo Eletrônico da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, Marconi Martins de Laia; e o coordenador Projeto Banco de Dados Social, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas, Rubens Pereira. As reuniões foram desenvolvidas pelo coordenador do Núcleo de Informática e Informações da SETP, Joel Ritter, expôs o programa aos visitantes, detalhando a sua implantação e desenvolvimento, e por técnicos da secretaria da área do trabalho. SIMO – Idealizado por funcionários da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) que trabalham na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o Simo-Internet unifica informações dos cadastros de trabalhadores registrados em todas as Agências do Trabalhador do Estado. A idealização do sistema teve início há 10 anos, e sua implantação foi gradativa, primeiro unificando apenas os serviços de intermediação de mão-de-obra, depois agregando os serviços de cadastro de empresas on-line, emissão de Cartão do Trabalhador para consulta de vagas em terminais de auto-atendimento, e chegando, em 2006, à integração de todas as políticas de trabalho, emprego e renda desenvolvidas no Paraná.