Programa do Arquivo Público é destaque em seminário em Londrina

Encontro será realizado na sexta-feira (16), na sala de eventos da UEL, e vai tratar ainda de arquivos municipais e de arquivos universitários
14/03/2007 - 15:40
O Programa de Gestão Documental no Poder Executivo, de responsabilidade do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap), será um dos destaques do Seminário do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Londrina (Sauel). O encontro será realizado na sexta-feira (16), das 8 às 12 horas, na sala de eventos da UEL, e vai tratar ainda de arquivos municipais e de arquivos universitários. A arquivista Márcia Doré, do Deap, é quem vai apresentar detalhes do programa desenvolvido pela instituição. O programa é referência nacional e consiste, em síntese, em analisar a produção de documentos (ofícios, despachos, memorandos, portarias e outros atos) dos órgãos do governo e verificar, com base na realidade de cada um e seguindo parâmetros e regras nacionais e internacionais, quais os papéis precisam ser guardados e quais podem ser descartados. E, no caso daqueles que devem ser arquivados, qual a forma de melhor providenciar o armazenamento. Demais temas - A palestra da arquivista do Deap será a abertura do encontro. Em seguida, quem vai falar é a diretora do Arquivo Municipal de Londrina, Ana Sílvia Batista – a história da implantação do arquivo londrinense e os projetos existentes por lá hoje serão o foco da explanação. Por fim, a professora de Arqueologia da UEL, Wilmara Rodrigues Calderon, vai ministrar a palestra “Arquivos Universitários: Possibilidades e Desafios”. O Seminário do Sistema de Arquivos da UEL é voltado para funcionários do próprio sistema e da universidade de um modo geral; para técnicos do Museu Histórico e do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH); e para docentes dos cursos de Arqueologia e História. Mais informações no sítio da Agência UEL de Notícias (www.uel.br). SERVIÇO – O Arquivo Público do Paraná é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). É aberto a visitação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O endereço é Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, Curitiba. Telefone (41) 3352-2299.