Em menos de dois meses de atividades o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Companhia de Informática do Paraná, o PGRS da Celepar, está apresentando resultados positivos. A avaliação é da coordenadora do projeto Cláudia Vassão, que recebeu os primeiros relatórios da Associação dos Catadores Vida Nova, com quem a Celepar assinou convênio para a coleta dos resíduos destinados à reciclagem.
Sobre o volume de resíduos gerados dentro da empresa, Vassão disse que no início um contêiner era insuficiente para o volume de lixo, coletado três vezes por semana. “Após o início dos treinamentos e a atuação dos multiplicadores, o volume de rejeitos diminuiu consideravelmente, pois os materiais recicláveis foram separados mais eficientemente e agora estamos dentro do volume estimado pelo programa”, afirmou. Após a palestra de lançamento do programa para o Conselho de Gerentes (Conger), em abril, foram realizados mais dois treinamentos, o primeiro com o pessoal que trabalha no setor de limpeza e o segundo com um grupo de 45 multiplicadores.
Em maio a Associação de Catadores Vida Nova iniciou suas atividades na Celepar. Até o início da semana o grupo havia coletado 945,5 kg de materiais recicláveis. O administrador do Parque de Reciclagem, engenheiro ambiental, Rodrigo Tavares, elogiou a separação dos resíduos feita pelos funcionários da Celepar, classificando o trabalho como “muito bom”, mesmo que ainda persistam alguns recipientes com mistura de material orgânico e copos plásticos.
A implantação do sistema de coleta seletiva faz parte da política ambiental do Governo do Estado, que através do Decreto 4167, de janeiro deste ano, estabeleceu a obrigatoriedade da separação seletiva dos resíduos sólidos gerados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, e orientou a destinação dos resíduos às associações e cooperativas de catadores.
Ambiente - Aproveitando a implantação do PGRS na empresa, pelo terceiro ano consecutivo acontecerá na Celepar o Mês do Meio Ambiente, que será aberto oficialmente nesta sexta-feira (5), com a exibição do documentário “Uma verdade inconveniente”, do ex vice-presidente dos EUA, Al Gore, no auditório da prédio novo, às 16h. A programação prossegue até o dia 24 palestras, debates, visitas, caminhadas e outras atividades.
Programação do Mês do Meio Ambiente Celepar
Dia Hora Local Atividade
05 - 16h Auditório Abertura: exibição do documentário “Uma verdade inconveniente”,
do ex vice-presidente dos EUA, Al Gore.
08 - 16h CII – 6º andar Fórum de Debates: ações na Celepar em prol do Consumo Consciente
10 - 8h Sanepar Visita dos Multiplicadores do PGRS à Central de Tratamento de Água SANEPAR
11 - 9h Morro Anhangava Caminhada com o objetivo de recolher lixo da trilha do Morro Anhangava. Média tempo estimado entre saída e retorno à Funcel de 5 a 6 horas
15 - 16h Auditório Palestra para DAF e DJ sobre PGRS (50min) - apresentação do documentário
“A História das Coisas” (20min)
16 - 16h Auditório Palestra para DD sobre PGRS (50min) - apresentação do documentário
“A História das Coisas” (20min)
17 - 16h Auditório Palestra para DIT sobre PGRS (50min) - apresentação do documentário
“A História das Coisas” (20min)
18/19 - 16h Auditório Palestra para DO sobre PGRS (50min) - apresentação do documentário
“A História das Coisas” (20min)
22 - 9h Exposição virtual de Fotos da Natureza - as fotografias deverão ser submetidas até o dia 15/06 para serem selecionadas e publicadas na página da CIPA na Intranet.
24 - 16h CII – 6º andar Fórum de Debate – como aplicar um programa similar ao 5S na Celepar?