Cerca de 6 mil alunos da rede pública de ensino, de 6 a 12 anos, foram atendidos pelo Provopar Ação Social, através do programa Paraná Criança Sorriso, mais conhecido por “Bocão”, no Clube Ermínio de Moraes, em Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. O encerramento desta etapa, a terceira realizada este ano no Vale da Ribeira, foi realizada nesta quarta-feira (18).
Desde segunda-feira (16), os alunos participam de palestras sobre a importância de se manter os dentes escovados e limpos, para evitar cáries. Em seguida, passaram pelo “escovódromo”, onde aprenderam a usar corretamente o fio dental e a escova de dente.
A grande atração foi a apresentação da peça teatral “Bocão e os vampiros do Paraná”, que conta a história de um vampiro que não cuidava dos dentes e que, por causa disso, se viu obrigado a assaltar bancos de sangue para se alimentar. Ele é descoberto pelo detetive “Bocão”, que com a ajuda de um dentista mostra ao vampiro a importância de uma perfeita saúde bucal. Por último, os alunos receberam um kit contendo pasta, escova e fio dental, além do gibi do “Bocão” e “dentes de vampiro”.
Lucia Arruda, presidente do Provopar Ação Social, informou que o programa segue para Itaperuçu, também na Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa é que 4,5 mil crianças sejam atendidas até sábado (21).
A solenidade oficial da etapa em Rio Branco do Sul foi realizada na terça-feira (17) à tarde, com a presença do secretário municipal Marco Aurélio Gomes da Silva, representando o prefeito Pedro Portes de Barros, o secretário de Segurança Municipal, Marcos Rinaldo Brandt, os idealizadores do programa Julio Cesar de Sá Ferreira e Larissa Ferreira, e da representante do Provopar municipal, Rosana Aparecida Freitas de Bonfim, além da professora Márcia Cristina Gomes da Silva de Paula e da dentista Alessandra Loureiro.