O programa Paraná Criança Sorriso, mais conhecido por “Bocão”, termina nesta sexta-feira (5) no Ginásio de Esportes Severino Pasquali, em Cafelândia, onde foram atendidas mais de 4 mil crianças, na faixa etária de 6 a 12 anos, inclusive do ensino especial. Realizado em parceria com as prefeituras de Cafelândia e Anahy. Durante cinco dias, as crianças participaram de atividades de prevenção e promoção da saúde bucal, através de palestras lúdico-educativas.
As crianças passaram por um circuito temático onde aprenderam e reforçaram seus conhecimentos sobre o que são, quais são e quantos são os dentes e a importância deles. “Outro ponto importante destas palestras foi que elas conheceram a importância de uma dieta saudável e como se deve cuidar dos dentes após comer doces, balas, chicletes e salgadinhos”, disse a coordenadora do programa, Lariessa da Silva Ferreira.
A garotada passou pelo “escovódromo”, para conhecer a técnica correta de escovação, supervisionada por profissionais capacitados voluntários. Cada aluno ganhou um kit de higiene bucal, contendo escova, creme dental com flúor, fio dental, dentes de vampiro e um gibi com a história do detetive Bocão e os vampiros do Paraná. Por último, assistiram a uma peça teatral com o próprio Bocão.
O programa teve em sua abertura oficial a presença do prefeito Estanislau Mateus Franus e sua esposa Nilva Terezinha Stefanello Franus; da coordenadora e gerente do programa “Paraná Criança Sorriso”, a dentista Lariessa da Silva Ferreira; da coordenadora de Odontologia da 10ª Regional de Saúde, Marsuza Winicki; da secretária municipal de Saúde, Maria Catarina Hellmann; da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rozane Maria Dal Molin Pitol; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Lúcia de Jesus; e da vereadora Terezinha Hellmann.