Cerca de 8 mil crianças dos municípios de Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Jussara, Araruna e Peabiru, no noroeste do Estado, serão atendidas pelo programa Paraná Criança Sorriso, conhecido por “Bocão”, até a próxima sexta-feira (27), no salão paroquial da Igreja Matriz São Judas Tadeu, em Terra Boa.
O programa, promovido pelo Provopar Ação Social, começou na segunda-feira (23), com o atendimento de crianças de 6 a 12 anos e alunos especiais da APAE, de Terra Boa, Engenheiro Beltrão e Jussara. Nesta quinta-feira (26) serão atendidas as crianças de Araruna e Peabiru. “A previsão é que passem pelo atendimento 1,2 mil crianças de Araruna e outras 700 de Peabiru”, disse a dentista Lariessa Ferreira, uma das coordenadoras do programa.
Segundo ela, o sucesso do programa na região deve-se ao empenho da presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, da prefeita de Terra Boa, Vera Lúcia da Silva Zanata, bem como da secretária de Educação de Jussara, Márcia Valentini, do secretário da Saúde de Engenheiro Beltrão, Antonio Rosolem, das secretárias municipais de Terra Boa Maria Darci da Silva Bená (Terra Boa) e Eunice Somacal (Assistência Social), da secretária da Saúde de Jussara, Elaine Pereira Batista Rocha, e da secretária de Educação de Engenheiro Beltrão, Rosália Cândido Machado, que esteve representada por Elza Sala.
Durante os cinco dias do programa, as crianças passam pelo circuito temático para três rápidas palestras (o que é o dente; doenças da boca; e orientação de higiene bucal) e, em seguida, pelo “escovódromo”, onde fazem escovação de dente e o uso de fio dental supervisionados por acadêmicos de Odontologia.
Em seguida, as crianças assistem a peça teatral “Bocão e os vampiros do Paraná”, que conta a história de um vampiro que, por falta de uma higiene bucal correta, ficou com os dentes cheio de cáries. Para se alimentar passou a assaltar bancos de sangue. O esperto detetive Bocão elucidou a misteriosa onda de assaltos e encaminhou o vampiro ao dentista.
Lucia Arruda, que em Terra Boa foi representada pelo dentista Julio César de Sá Ferreira, coordenador do Bocão, disse que o objetivo do programa é a prevenção da saúde bucal em crianças de 6 a 12 anos, através de palestras, escovação de dentes e uso do fio dental. “Tudo é feito brincando, de forma simples, para que a criança entenda a importância da saúde bucal. Estamos tornando o circulo vicioso, que é a não escovação dos dentes, em circulo virtuoso”, completou.
Programa de saúde bucal do Provopar atende 8 mil crianças no Noroeste do Paraná
Cerca de 8 mil crianças dos municípios de Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Jussara, Araruna e Peabiru, no noroeste do Estado, serão atendidas pelo programa Paraná Criança Sorriso, conhecido por “Bocão”, até a próxima sexta-feira (27), no salão paroquial da Igreja Matriz São Judas Tadeu, em Terra Boa
Publicação
25/06/2008 - 11:40
25/06/2008 - 11:40
Editoria