A partir de março, serão ofertados 10 novos cursos na área da alimentação destinados a pessoas com deficiência. A proposta surgiu como resposta à falta de pessoas qualificadas para trabalhar com a fabricação de alimentos em Curitiba e Região Metropolitana. Percebendo que dificuldade em encontrar funcionários preparados para exercer as atividades necessárias, o sindicato patronal fez uma parceria com o Senac e a Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social para oferecer gratuitamente os cursos de qualificação aos trabalhadores.
Para o secretário Nelson Garcia, a necessidade de qualificação é hoje uma das grandes dificuldades dos candidatos a um posto de trabalho, que geralmente têm pouca ou nenhuma experiência. “Ainda são poucas as pessoas com deficiência que ocupam cargos no setor de manipulação de alimentos, e não é por falta de capacidade, mas sim por falta de qualificação. Os números alcançados pelo Programa de Apoio à Pessoa com deficiência, realizado na Agências do Trabalhador de todo o Estado mostram que as empresas estão cada vez mais convencidas do bom desempenho desses trabalhadores. Em 2007 mais de 2,5 mil trabalhadores foram empregados através do PPD, um recorde histórico”, contou ele.
O curso de serviços de auxiliar de cozinha, o primeiro a ser ofertado, começa no final de março e terá 21 dias de duração. As aulas contam com a carga horária total de 84 horas e serão dividas em três disciplinas: boas práticas na manipulação de alimentos, noções de nutrição e preparo de alimentos. São 20 vagas destinadas a pessoas com deficiência mental, auditiva e deficiência visual parcial.
Ao todo, 200 pessoas serão beneficiadas com a possibilidade de aprender uma nova profissão ou se qualificar ainda mais para a profissão que escolhida. Além da oportunidade de capacitação, as chances de terminar as aulas com um emprego garantido são boas. A oferta e realização dos cursos é resultado de uma parceria entre a Secretaria e o Sindicato Patronal das empresas de alimentos, que deve financiar a realização dos cursos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde as aulas serão realizadas.
As inscrições devem ser feitas no Setor de cursos das Agências do Trabalhador. É necessário que os candidatos tenham mais de 18 anos e tenham concluído até a quarta série do ensino fundamental. As aulas são gratuitas e serão realizadas na cozinha didática do Senac, que fica no centro de Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3883 2200.
Programa de qualificação vai beneficiar 200 pessoas com deficiência
Parceria entre o Governo do Estado, o sindicato patronal das empresas de alimentos e o Senac resulta em 10 novos cursos de qualificação na área da alimentação para pessoas com deficiência. O primeiro curso começa em março
Publicação
01/02/2008 - 15:12
01/02/2008 - 15:12
Editoria