O governo do Paraná executa um dos maiores programas de habitação rural do país. Por meio da Companhia de Habitação do Paraná, desde 2003 foram construídas 2.016 casas rurais e outras 1.040 unidades estão em obras em 91 municípios do Estado. O programa é destinado aos agricultores familiares que vivem precariamente, principalmente em cidades com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH-M).
De acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), 71% da população rural encontra-se em municípios com IDH inferiores ao do Brasil (0,792). Na região do Norte Pioneiro, onde a Cohapar construiu 93 unidades habitacionais pelo programa Casa da Família Rural, o 26 municípios que integram a região têm índice de desenvolvimento humano inferior à média do Estado (0,787).
A prioridade aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano é um compromisso assumido por Roberto Requião em seu plano de governo e reafirmado no dia da posse de seu segundo mandato como governador do Paraná. Tanto que seu primeiro pedido ao presidente da Cohapar, Rafael Greca de Macedo, no início de seu mandato, foi a construção de casas rurais.
Como resultado desta determinação, 1.040 unidades habitacionais estão em obras no Estado, com financiamento adquirido por meio de um convênio assinado em março deste ano, no qual foram destinados R$ 2 milhões como contrapartida do Governo do Paraná na construção de moradias em parceria com o Ministério das Cidades (MCidades). A coordenação das ações previstas nesta parceria ficou a cargo da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento, cabendo a Cohapar a construção das unidades habitacionais.
“A habitação rural é uma das prioridades do Governo do Estado e estamos discutindo um projeto de grande alcance social com a SEAB para solucionar o problema do déficit habitacional no campo, de mais de 30 mil moradias”, diz o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
Planos em andamento - O esforço conjunto das secretarias do governo do Paraná começa a dar resultados. No último dia 4, os diretores administrativo-financeiro da Companhia, João Carlos Baracho, e de Relações Institucionais e Comunitárias, João Arruda, reuniram-se com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, para discutir a implantação de um programa estadual de habitação rural. Uma das possibilidades debatidas foi o encaminhamento de um pedido ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para permitir a aplicação de parte dos recursos do crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em habitação rural. Deverão ser atendidos prioritariamente os produtores que moram em áreas e territórios de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo, para efeito de inclusão social e desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Beneficiários - Um dos beneficiários do programa de habitação rural do governo do Paraná é Gilmar da Silva, 41 anos, que planta café e mantém uma criação de bicho-da-seda em Japira, um dos municípios do estado com o menor IDH-M, na 322ª posição do ranking paranaense. O produtor mora com a esposa, Maria Lúcia, e os com dois filhos (17 e 14). A casa anterior era de madeira, sem forro e com piso de assoalho. Enquanto os pais ficam na roça, a filha Elaine é que cuida da casa. “Antes tinha que encerar o piso diariamente e agora é muito mais fácil de limpar”. A área onde fica a casa pertenceu ao patriarca da família e foi dividida entre os cinco filhos.
Outro agricultor de Japira que recebeu uma nova moradia do Governo do Estado é Antonio Marciano de Freitas, 60 anos, que sempre viveu em uma casa de madeira bastante precária. “Tentei em vão financiar a reforma da casa velha e recebi muito mais do que imaginava. Minha esposa, que sempre gostou de flores, agora tem muita alegria de cuidar das samambaias dela na nossa casinha nova”, elogiou.
O programa - No Casa da Família Rural, a Cohapar constrói casas de 52 m², em alvenaria com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda, forro, cobertura em telhas de cerâmica e instalação elétrica e hidráulica completa. As famílias ainda podem optar entre dois projetos arquitetônicos.
Além disso, a Companhia de Habitação do Paraná também está atuando em parceria com movimentos de pequenos agricultores como a Cresol - Cooperativa de Crédito dos Produtores de Agricultura Familiar, e Cooperhaf/Fetraf-Sul - Federação que congrega todas as associações de agricultores familiares.
Programa de habitação rural da Cohapar tem 1.040 moradias em obras no Paraná
O programa de habitação rural é destinado para agricultores familiares que vivem precariamente, principalmente em cidades com baixo índice de desenvolvimento humano municipal (IDH-M)
Publicação
09/07/2007 - 17:11
09/07/2007 - 17:11
Editoria