Programa de capacitação continuada expande atuação no interior do Paraná

14/07/2010 - 16:50
Os eventos de capacitação continuada que compõem o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), voltado a servidores públicos estaduais, cada vez mais têm contemplado funcionários que atuam em órgãos no interior do estado. Dos 73 cursos e palestras realizados no primeiro semestre deste ano, mais de um terço (25 deles) foi aplicado em municípios das mais diversas regiões do Paraná.
O PDC é uma das ações de qualificação dos quadros do funcionalismo público sob gestão da Escola de Governo. Criada em 2004, a Escola de Governo é vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência e responde pela promoção de eventos próprios e pela articulação de iniciativas tocadas diretamente pelos centros de formação de desenvolvimento de pessoal das secretarias, autarquias e empresas públicas do Poder Executivo.
“Em parceria com faculdades e universidades estaduais, estamos gradativamente levando mais eventos do PDC para o interior”, assinala uma das coordenadoras da Escola de Governo, Rosane Kava, que atua diretamente com o programa. Ela destaca também a parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e que tem sede em Londrina.
NÚMEROS - Entre janeiro e junho deste ano, os 73 eventos do PDC aplicados em Curitiba e no interior tiveram 3.606 participantes. Desse total, quase 20% (638) foram servidores estaduais que aproveitaram um dos 25 cursos realizados no interior. “A parceria da Escola de Governo com as instituições no interior prevê uma reserva de vagas para os funcionários do órgão parceiro e o restante das inscrições fica para os servidores dos demais órgãos estaduais da região”, explica Rosane Kava.
O Programa de Desenvolvimento de Competências é constituído de cursos de curta duração, nas áreas técnica, gerencial e de comportamento. São, assim, cursos tais como sobre licitações públicas, processos administrativos, atendimento ao público, liderança de equipes, como lidar com conflitos na equipe e no ambiente de trabalho, entre outros. A agenda dos cursos com inscrições abertas está no portal www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando em “inscrição” e, depois, em PDC.

BOX – Municípios com cursos do PDC no primeiro semestre deste ano

Curitiba: 38 eventos, 2.816 participantes
Maringá: três eventos, 91 participantes
Guarapuava: dois eventos, 61 participantes
Ponta Grossa: três eventos, 75 participantes
Apucarana: dois eventos, 52 participantes
Londrina: cinco eventos, 77 participantes
Paranavaí: dois eventos, 57 participantes
Toledo: dois eventos, 50 participantes
Cascavel: quatro eventos, 100 participantes
Francisco Beltrão: dois eventos, 50 participantes
Foz do Iguaçu: dois eventos, 50 participantes
Marechal Cândido Rondon: dois eventos, 50 participantes
Irati: um evento, 25 participantes

Instituições parceiras do PDC: faculdades estaduais de Apucarana (Fecea) e Paranavaí (Fafipa); universidades estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), do Centro-Oeste Paranaense (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e de Ponta Grossa (UEPG).