Programa de capacitação atenderá 6 mil servidores estaduais neste ano

16/11/2007 - 17:10
Pelo menos 6 mil servidores públicos estaduais terão sido contemplados, até o final deste ano, pelo Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), promovido pela Escola de Governo do Paraná, instituição vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência. O programa é constituído de eventos rápidos de capacitação profissional, que abordam questões relacionadas ao dia-a-dia da administração pública – gestão de contratos, legislação sobre licitações, atendimento ao público, redação oficial, postura no ambiente de trabalho, entre outros. “São cursos, oficinas, palestras, seminários, debates, nos quais são abordadas questões práticas, do cotidiano de trabalho do servidor. E mais que isso: os eventos são a oportunidade de integração de funcionários de várias áreas e órgãos, são a oportunidade de reflexão sobre suas tarefas e a dos colegas, sobre as atribuições e os desafios do Estado”, destaca a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon. NÚMEROS - Um levantamento inicial da Escola de Governo mostra que, entre janeiro e julho deste ano, 3,8 mil vagas dos eventos do PDC foram preenchidas pelos servidores. Entre agosto e este mês, um total de 2,7 mil vagas foram ofertadas. Ainda que nem todas essas a partir de agosto tenham sido ocupadas, o que será apurado em outro levantamento, certamente o total do ano (janeiro a novembro) vai ultrapassar os 6 mil. A maior parte dos eventos do Programa de Desenvolvimento de Competências ocorre em Curitiba, na sede da Gerência Executiva da Escola de Governo, no Centro Administrativo Santa Cândida. Mas todos os meses são reservados cursos ou palestras no interior também, graças a ações conjuntas entre a Escola de Governo e as universidades estaduais, ou com outros órgãos estaduais como o Iapar. “São o que chamamos de nossas ‘PPPs, Parcerias Público-Públicas’, ou seja, articulações entre as instituições governamentais para que as ações alcancem todas as áreas e um maior número possível de localidades”, conta Maria Marta. DIVULGAÇÃO - A divulgação dos eventos entre os servidores e os convites para que eles participem são feitos, principalmente, por meio do “Expresso”, correio eletrônico interno do Governo do Paraná. A programação mês a mês é colocada também no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br). Além disso, no início deste ano promoveu-se uma solenidade de lançamento do PDC 2007, ocasião em que um manual com informações sobre o programa foi distribuído entre os participantes. Outra preocupação da coordenação da Escola de Governo é com a difusão dos conteúdos estudados nos cursos. Os técnicos da instituição têm procurado oferecer, via internet, materiais dos eventos realizados – assim, mesmo os servidores que não participaram dos eventos podem ter acesso ao que foi tratado. Já estão disponíveis, por exemplo, materiais sobre os cursos de software livre e apresentações sobre previdência, saúde do servidor e recursos humanos. SERVIÇO – Detalhes do Programa de Desenvolvimento de Competências podem ser conferidos no www.escoladegoverno.pr.gov.br, clicando sobre a sigla “PDC”. Informações aos servidores públicos pelo telefone (41) 3351-6145.