Programa de Irrigação Noturna está perto da meta estabelecida pelo governador Requião

O Programa de Irrigação Noturna (PIN), do Governo do Estado, realizado em parceria pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater e Copel, está atingindo a meta estabelecida pelo governador Roberto Requião, com duas mil ligações feitas, número esse que deverá ser atingido no início da próxima semana
Publicação
01/04/2010 - 17:50
Editoria
O Programa de Irrigação Noturna (PIN), do Governo do Estado, realizado em parceria pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater e Copel, está atingindo a meta estabelecida pelo governador Roberto Requião, com duas mil ligações feitas, número esse que deverá ser atingido no início da próxima semana.
Até a tarde desta quinta-feira (01), a Copel havia realizado 1.995 ligações, e o que mais surpreendeu os técnicos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica foi a quantidade de ligações feitas nos últimos três dias, que foram bem maiores que as do mês de março inteiro. De acordo com Edson Sardeto, superintendente comercial de Distribuição da Copel, na primeira quinzena de março foram 34 ligações contra 121 feitas apenas nessa semana. No total, o mês de março fechou com 155 ligações efetuadas.
O Programa proporciona redução na conta da energia elétrica de até 60%. Essa redução incide sobre o consumo de energia utilizado entre as 21h30 às 6h00. O PIN recebeu todo o empenho do governador Roberto Requião, uma vez que as vantagens oferecidas pelo programa são econômicas e ambientais, porque a irrigação por aspersão ou gotejamento, técnica recomendada pelo Iapar, induz ao uso racional da água, reduz a necessidade de aplicação de agrotóxicos, e melhora a produtividade das lavouras.
Segundo Requião, esse programa só está sendo possível porque ele não vendeu a Copel. O sistema utiliza o aproveitamento da energia gerada à noite quando o consumo cai. Como a energia não pode ser armazenada, ela se perde. Ele disse que ficou convencido dos benefícios da irrigação para ampliar a produção de alimentos quando foi à Suíça. Numa conversa com o então secretário-geral da ONU, Kofi Anan, o dirigente da ONU disse que a solução para aumentar a produção de alimentos no mundo não passava pela produção de alimentos transgênicos, e sim pela irrigação.
Daí a idéia de criar o PIN, aliando essa iniciativa com o uso da energia no período noturno quando cai a demanda. Com o Programa, o agricultor vai pagar o equivalente a 16% do custo da energia urbana em sistema de baixa-tensão e apenas 12% do custo da energia urbana em sistema de alta-tensão. Além disso, o agricultor eleva sua renda na propriedade porque deixa de perder com a seca, disse o governador.
OUTRAS VANTAGENS - De acordo com o coordenador do programa na Secretaria da Agricultura, José Tarcíso Fialho, com a irrigação as plantas ficam mais sadias e o agricultor não precisa aplicar tanto agrotóxico, conforme vem alertando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A olericultura (cultivo de hortaliças) em geral, em especial o cultivo de moranguinhos, vem descobrindo as vantagens da irrigação. Além disso, a técnica induz ao menor consumo de água, utilizando-a apenas nos pontos necessários e na dosagem necessária”, explicou o técnico.
Além da olericultura, o programa de irrigação também vem sendo utilizado em outras culturas como na do café, na fruticultura, no feijão, que chega a produzir cinco mil quilos por hectare, e a nas pastagens.
O ex-secretário da Agricultura, Valter Bianchini, também comemora os números alcançados pelo programa. “Os agricultores familiares se convenceram que a irrigação aumenta a eficiência e a produtividade da lavoura, além de redução nos custos com o consumo de energia elétrica”, disse Bianchini, que destacou ainda a presença do PIN em todas as regiões do Estado. “Hoje existem cinquenta ou mais propriedades em cada região irrigadas nesse sistema”, afirmou.
INSCRIÇÃO - Para inscrever-se no Programa de Irrigação Noturna, os interessados podem procurar o escritório do Emater em seu município. Os técnicos do instituto fazem uma avaliação das vantagens que podem ser obtidas com a implantação da irrigação noturna e, caso o programa seja considerado apropriado para o cultivo em questão, o pedido de inclusão é encaminhado à Copel.

GALERIA DE IMAGENS