A Secretaria da Saúde vai implantar a partir do próximo ano o Programa de Escolarização do Servidor Público destinado aos trabalhadores da saúde do Estado. O Programa foi criado pelo Governo estadual, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração e Previdência e a Secretaria de Educação com o objetivo de possibilitar o crescimento profissional, a valorização pessoal e a melhoria na qualidade do trabalho dos servidores.
“A Secretaria já está realizando o levantamento da escolaridade dos trabalhadores da saúde do Estado. Queremos promover a educação àqueles que não tiveram acesso à escola ou dela saíram precocemente”, afirmou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
No ano passado foi implantado o Projeto- Piloto do Programa em quatro instituições de Saúde do Estado: Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Centro Psiquiátrico Metropolitano, Laboratório Central e Hospital Osvaldo Cruz. Foram matriculados nove servidores na turma de 1ª a 4ª série, 26 na turma de 5ª a 8ª e 25 no nível médio.
Segundo a assistente social do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Nely Coimbra Moura, a experiência foi tão positiva que neste ano foi formada uma turma de nível médio para os servidores que terminaram o fundamental em 2004. “Além disso, a procura por vagas foi além do que pensamos. Não pudemos rejeitar os pedidos dos filhos dos servidores e até mesmo de pacientes dos hospitais”.
Foi o caso de Dirceu Queiroz, 55 anos, motorista do Hemepar há mais de 30 anos, que estava há 40 anos sem estudar. No ano passado concluiu o ensino fundamental e este ano está cursando o Médio. “Gostei tanto que convidei minha esposa, Maria, que também é servidora do Hemepar, e até minha filha, Mara, de 17 anos”, diz ele.
Outro exemplo é o de Antenor Jorge Cardoso, de 39 anos, e paciente do Centro Psiquiátrico Metropolitano (CPM). Antenor conta que pela falta de estudos foi demitido de seu último emprego, fato que o levou à depressão. Durante o tratamento da doença ele ouviu falar das aulas no Hemepar. “Hoje estou muito feliz, tenho esperança de conseguir um emprego assim que receber meu certificado”, diz Antenor.
Antenor, Dirceu, Maria e Mara vão receber o certificado no dia 15 de dezembro, dia da formatura da turma.
“Acompanhei a dificuldade de alguns servidores, que após seu turno de trabalho dispuseram-se a voltar à sala de aula. Todos os esforços neste sentido precisam ter apoio. No final do curso foi gratificante perceber a felicidade das pessoas ao ter em mãos o seu certificado de conclusão e a perspectiva de mudança de vida que eles demonstram”, afirma o diretor do Hemepar, Wilmar Mendonça Guimarães.
As aulas, de diversas áreas do conhecimento, estão acontecendo no Hemepar, sempre no horário noturno, não interferindo na jornada de trabalho do servidor, de 2ª a 5ª, em carga horária de 12 horas semanais. São programadas pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Social das Indústrias do Paraná (Sesi). A coordenação e supervisão pedagógica ficam a cargo do Sesi e o corpo docente é formado por professores da rede estadual de ensino, que fornece também o material didático.
Programa de Escolarização do Servidor Público será implantado no ano que vem
O programa foi criado para possibilitar o crescimento profissional, a valorização pessoal e a melhoria na qualidade do trabalho dos servidores da saúde
Publicação
23/10/2005 - 06:00
23/10/2005 - 06:00
Editoria