Programa de Desenvolvimento de Competências triplica oferta de vagas em cursos para servidores

Levantamento da Secretaria da Administração e da Previdência mostra que, no primeiro semestre deste ano, a oferta de vagas de um dos programas de qualificação profissional do funcionalismo chegou a 3,8 mil
20/08/2007 - 15:00
Um levantamento da Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), mostra que neste ano a oferta de vagas de um dos programas de qualificação profissional do funcionalismo – o Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) – praticamente triplicou em relação a 2006. No primeiro semestre do ano passado, os eventos do PDC ofereceram quase 1,3 mil vagas aos servidores públicos estaduais. De janeiro a julho de 2007, esse número passou para 3,8 mil vagas. O PDC é um programa de eventos de curta duração. É composto por cursos, oficinas, palestras, simpósios e seminários com temas relacionados ao dia-a-dia da administração pública, tais como licitações, contratos administrativos, Lei de Responsabilidade Fiscal, elaboração de editais, redação de documentos oficiais, atendimento ao público, perícia contábil, perícia judicial, organização de eventos, postura pessoal, construção de trabalhos técnicos e científicos, entre outros. Mensalmente, ocorrem pelo menos de dez a 20 eventos do PDC. A maior parte, por enquanto, ainda se realiza em Curitiba, mas parcerias com as universidades e faculdades estaduais e com órgãos como o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) têm possibilitado levar cursos do PDC para municípios do interior também. Em média, cada evento do programa tem 30 vagas. Palestras e seminários, por outro lado, geralmente oferecem um número maior de inscrições, dependendo do tema, do público alvo e do local de realização. Para a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Renner Weber Lunardon, um dos destaques do PDC é a diversidade de temas e abordagens dos eventos. “É importante realçar a gama de enfoques. Os conteúdos são tratados e apresentados não só sob a vertente técnica, mas sobretudo de desenvolvimento das relações profissionais, enfim, numa visão multidisciplinar.” A secretária destaca ainda “o caráter de continuidade” do programa, “o que consolida os objetivos e a missão da Escola de Governo”. Outros programas - O PDC existe desde 2004, quando o Governo do Estado criou a Escola de Governo do Paraná, cuja Gerência Executiva está vinculada ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seap. A Gerência Executiva mantém, além do PDC, os programas de cursos gratuitos de pós-médio e pós-graduação, de escolarização do servidor (supletivo para funcionários públicos) e, ainda, atua na articulação dos eventos de qualificação sob responsabilidade dos centros de formação e desenvolvimento das demais instituições do Poder Executivo. A programação do PDC é divulgada aos servidores públicos por meio da página da Escola de Governo na internet (www.escoladegoverno.pr.gov.br), do Portal do Servidor (www.pr.gov.br/portaldoservidor) e do correio eletrônico do Governo do Estado (o sistema Expresso). Informações são transmitidas também por meio dos Grupos de Recursos Humanos Setoriais (GRHSs), que são as unidades de recursos humanos de cada secretaria. SERVIÇO – Saiba mais sobre a Escola de Governo pela página www.escoladegoverno.pr.gov.br. O telefone de lá é o (41) 3351-6145.