Programa da Defesa Civil forma mais 27 bombeiros comunitários

Os novos bombeiros comunitários vão atuar na prevenção e atendimento de emergência nos municípios de Balsa Nova e Pinhais
Publicação
16/04/2010 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (16), no Palácio das Araucárias, no auditório Mario Lobo, a formatura dos agentes da Defesa Civil do programa Bombeiro Comunitário dos municípios de Balsa Nova e Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Participaram da solenidade os representantes dos dois municípios, além de autoridades da 6.ª Coordenadoria da Defesa Civil.
São 27 novos bombeiros comunitários formados, treinados por Bombeiros Militares num curso de 276 horas/aula. O programa treina agentes da defesa civil para que atuem como bombeiros em cidades onde não existe a presença de Bombeiros Militares. “Eles exercem a missão de bombeiro, dão o primeiro atendimento e, quando houver uma complicação ou uma necessidade de reforço, é acionado o bombeiro militar que vai auxiliar na atividade” informou o chefe da Divisão de Defesa Civil, major Osni José Bortolini.
Desde de 2004 o programa já se instalou em 50 municípios, em todas as regiões do Estado, e funciona através de uma parceria do governo do Estado com as prefeituras. Em uma nova etapa de expansão mais 25 municípios contarão com a atuação dos Bombeiros Comunitários. “Na nossa região metropolitana já contamos com cinco bombeiros comunitários, e agora com os municípios de Pinhais e Balsa Nova, estaremos diminuindo o tempo de resposta no atendimento das emergências”, explicou o tentente-coronel Fábio Mariano de Oliveira. 
Os bombeiros comunitários, além de atender emergências pré-hospitalares, de combate a incêndio, também atuam como agentes da Defesa Civil e trabalham em ações preventivas.

GALERIA DE IMAGENS