O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Paraná, beneficiou mais de 64 mil alunos em todo o Estado, no primeiro semestre de 2006. Segundo o tenente Dalton Gean Perovano, o Proerd deve atender, até o fim deste ano, cerca de 150 mil crianças, em aproximadamente 1.800 escolas, de todas as redes de ensino.
O programa, que tem como foco principal crianças entre 9 e 12 anos, é sucesso entre os alunos. Para Ronnie Franscisco Nuder, 10 anos, da 4.ª série do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba, o Proerd foi muito importante em seu aprendizado. “Agora eu sei que as drogas fazem muito mal. Vou me manter longe delas”, afirmou. “Eu gostei muito das aulas. O professor nos ensinou como as drogas são prejudiciais a nossa saúde”, disse Keitlen Lopes Moreira, 9 anos, também aluna da rede pública de ensino.
Rudimar Ferreira Birgman, pai de Marina, 9 anos, estudante do Colégio Bom Jesus, também na capital, disse que as aulas foram muito importantes na formação de sua filha. “É muito interessante a conscientização que o programa proporciona às crianças. Agora elas saberão dizer não às drogas”, afirmou.
Além de informações sobre os danos causados pelas drogas, os educadores sociais levam às crianças noções de cidadania, ensinam a fortalecer a auto-estima, a tomar decisões, bem como aspectos gerais que contribuem para a formação do caráter do aluno, que está exatamente na transição entre infância e adolescência.
Para a gestora do Colégio Bom Jesus, professora Ione Dantur, a parceria entre escola, Proerd e família é essencial na preservação dos valores da vida social. “A função de uma escola vai além das funções educacionais técnicas. É preciso trabalhar, sobretudo, com a dimensão humana, para que nossos alunos fortaleçam dentro de si os valores de base que cada família traz consigo. Essa parceria com a Polícia Militar permite que esses valores se fortaleçam ainda mais”, disse.
As aulas, estruturadas em 17 lições, permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as conseqüências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e as formas de violência. Todos os tópicos são ministrados por um policial militar fardado, previamente treinado para o programa. No fim de cada programa são entregues diplomas aos alunos participantes, em solenidade de formatura.
O soldado Celso Luiz disse que, no início das aulas, ainda há uma certa resistência dos pais que não conhecem o programa. “Depois de verem os resultados, suas posturas mudam. O que antes era uma barreira passa a ser uma lição de cidadania e de valorização da vida. As crianças são o grande elo desse projeto, que passam o aprendizado adiante”, completou.
A implantação do Proerd nas comunidades escolares tem diminuído visivelmente os problemas referentes às drogas, à violência e à disciplina nas escolas e em seu entorno. Esse fato é comprovado por meio dos resultados concretos e significativos no campo da educação e, conseqüentemente, da segurança pública.
Portal do Proerd – A coordenação do Proerd está finalizando o Portal Eletrônico que visa divulgar os trabalhos do programa, fornecer informações à sociedade em geral e ao público interno. Através de um sistema informatizado, será possível gerenciar o efetivo Proerd, escolas participantes, professores, notícias, a aplicação do programa e o protocolo de solicitação de escolas e pais.
O sistema trará resultados tanto quantitativamente como qualitativamente, gerando estimativas e relatórios com agilidade e precisão, controlando a qualidade, centralizando informações e apoiando decisões para melhor gerir o programa em todo o Estado.
O site será dividido em áreas diferenciadas para cada tipo de usuário, como crianças, institucional, policiais, pais e responsáveis e escolas, para facilitar a navegação, tendo direcionamentos e dados específicos para cada nicho.
O programa - O Proerd foi desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, em parceria com as secretarias de Educação das redes de ensino fundamental pública e particular. O programa consiste em um esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um semestre letivo. O objetivo é prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
Em 2000, ano em que o programa foi implantado no Paraná, apenas oito municípios eram atendidos. Atualmente encontra-se instalado em 175 cidades e opera com 159 policiais militares Proerd. Até hoje, mais de 557 mil alunos do Paraná já foram beneficiados.
A Polícia Militar do Paraná acredita que, para 2007, após o processo de atualização dos currículos dos policiais, será possível atuar com o projeto em três trimestres, atendendo um terço a mais de crianças e adolescentes, para ajudar a construir uma sociedade melhor.
Programa contra drogas atende mais de 64 mil crianças no primeiro semestre
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar deve terminar o ano com cerca de 150 mil alunos atendidos
Publicação
09/08/2006 - 15:42
09/08/2006 - 15:42
Editoria