Programa capacita mais de 6,1 mil servidores em 2008

Foram 132 eventos que preparam os funcionários para as atividades administrativas do Estado
09/02/2009 - 16:54
Promover a atualização de conceitos e conhecimentos relacionados às atividades administrativas do poder público e treinar funcionários para essas atividades fazem parte dos objetivos do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC), da Escola de Governo do Paraná (vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência). Uma das diversas ações de capacitação do funcionalismo conduzidas pela Escola de Governo, o PDC fechou 2008 com a marca de 132 cursos oferecidos, e 6,1 mil vagas preenchidas durante o ano. A maior parte dos eventos do PDC é aplicada em Curitiba mas, gradativamente, e em parceria com outros órgãos estaduais – como instituições de ensino superior, Iapar e Sanepar -, o programa tem sido levado a funcionários do interior do estado. De acordo com a coordenadora do PDC, Rosane Kava, em torno de 800 vagas foram preenchidas por servidores fora da capital e região metropolitana. “Ou seja, 13% do total de vagas foram em eventos no interior”, ressalta. ENCONTRO - Para este ano, explica Rosane Kava, o objetivo é intensificar a oferta de eventos do PDC no interior. O calendário 2009 do programa começa agora em fevereiro, com o “Encontro de RH”, que reúne chefes, assistentes e técnicos das unidades de recursos humanos de secretarias, departamentos e outros órgãos estaduais. Um curso de Noções Gerais de Documentação Cartorial, preparado para ser lançado no mês que vem, está entre os eventos que vão compor a programação de 2009. Conforme explica Rosane Kava, o curso vai abordar legislação básica na área e procedimentos em geral. “Pretendemos abrir duas turmas, com 40 participantes em cada uma. No encerramento, haverá uma palestra”, adianta a coordenadora. O evento será voltado principalmente a técnicos que atuam na área de Patrimônio do Estado. Uma palestra com o professor Mário Cortella, em 4 de março, é outra atividade já agendada pela Escola de Governo. Para esse evento, marcado para o Canal da Música, em Curitiba, as inscrições já se encontram abertas. Cortella vai falar sobre “Educação e conhecimento: um desafio urgente”. No Portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br), há informações detalhadas sobre a palestra.