Empresários, hoteleiros, representantes de associações do setor turístico e outros profissionais do trade turístico participaram nesta quinta-feira (29), do Seminário Turismo 100% Região Sul, realizado em Curitiba. No evento, foram apresentadas as metas e diretrizes do Programa Turismo 100%, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e executado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).
Durante a abertura - que contou com representantes do Ministério do Turismo, IBQP, Inmetro e Sebrae-PR -, o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, destacou a importância do programa. “Esse é um programa que visa a melhoria dos serviços turísticos através da qualificação e certificação e, com ele, nosso produto turístico terá outro perfil”.
“Com esse programa treinaremos 300 pessoas em todo o Brasil, sempre próximas às áreas de demanda, para que elas façam as auditorias do sistema e as certificações”, explica o diretor de operações do IBQP, Júlio César Félix.
O programa também prevê o apoio financeiro a 500 empresas para certificação dos sistemas de gestão e a certificação de 32,5 mil profissionais em todas as ocupações e competências do turismo, entre outros objetivos. O programa tem um aporte de R$ 9 milhões, mas poderá ser complementado com outras ações futuras do Ministério.