O programa Trator Solidário, do governo do Paraná, garantiu o prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação de máquinas e equipamentos da América Latina, à empresa Case New Holland, fabricante de tratores. O prêmio será entregue aos dirigentes da empresa nesta quarta-feira (02) na Expointer, feira agropecuária que acontece em Esteio (RS).
A notícia foi recebida com satisfação pelo diretor da New Holland no Paraná, Francesco Pallaro, e é também motivo de orgulho para o governo do Paraná, que criou o programa, e para todos os parceiros envolvidos em sua execução como a Agência de Fomento, Banco do Brasil, BRDE, Cresol, Sicredi e Emater.
Segundo o secretário Valter Bianchini, o programa Trator Solidário, executado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é o maior programa de incentivo à mecanização na pequena e média propriedade rural já feito no País. O sucesso serviu de modelo para o governo federal criar o programa Trator Popular, que também financia tratores pelo programa Mais Alimentos, que atende a Agricultura Familiar.
O governo do Paraná já entregou 3.800 unidades de tratores com 75 CV e 55 CV de potência e se prepara para entregar a unidade de numero 4.000 no início de outubro quando o programa completa dois anos. Isso significa que o governo atingiu a meta estipulada para ser cumprida somente no final de 2010.
O modelo premiado em Esteio é o trator 75 CV, que foi a maior demanda do programa executado no Paraná. “Esse prêmio comprova que o governo do Estado está na direção correta porque está colocando um produto de qualidade para atender os pequenos agricultores com preços acessíveis”, disse Bianchini.
Segundo o secretário, outro benefício do programa Trator Solidário foi a manutenção do emprego de trabalhadores da fábrica da New Holland em Curitiba. “O programa ajudou a empresa atravessar o momento mais difícil da crise econômica mundial que se agravou entre o final do ano passado até meados deste ano, evitando a ociosidade na fábrica com a queda nas vendas de tratores no mercado regular”, disse. Desde o início do programa, a New Holland recebeu aproximadamente R$ 235 milhões com a venda dos tratores no Paraná.
“O cumprimento dessa meta foi antecipada em 1,3 ano graças ao envolvimento dos parceiros e às condições favoráveis de financiamento para os agricultores”, disse o coordenador do programa Trator Solidário, Francisco Carlos Simioni, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
O programa Trator Solidário foi idealizado pelo governador Roberto Requião quando fez uma viagem à India na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004. O governador se interessou pela forma de financiamento dos tratores aos pequenos produtores e prometeu ao presidente fazer um igual no Paraná.
Conforme o programa, o produtor adquire o trator por preços em média 35% inferiores aos de mercado, graças a um pregão eletrônico promovido pelo governo do Paraná, da qual a empresa New Holland foi a vencedora.
O financiamento é feito pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com juros anuais que variam de 2% a 5%. Os recursos são repassados pelo Banco do Brasil e também pela Agência de Fomento, que ainda garante a equivalência-produto cuja moeda de troca é o preço do milho para o agricultor.
Programa Trator Solidário ganha prêmio na Expointer
O modelo premiado em Esteio (RS) é o de 75 CV, que foi a maior demanda dos agricultores familiares do Estado; governo do Paraná se prepara para entregar o trator de número 4.000 em outubro
Publicação
01/09/2009 - 17:40
01/09/2009 - 17:40
Editoria