O programa Procuro Você, do governo do Estado, localizou no primeiro semestre deste ano 33 pessoas que haviam perdido contato com seus familiares. Desde o início de janeiro foram realizados 220 atendimentos, com 24 solicitações resolvidas.
Elaborado por uma equipe da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, o programa já realizou, desde que foi reestruturado em 2003, 1.360 atendimentos. No primeiro semestre de 2005, Procuro Você recebeu 230 solicitações de atendimento, com a localização de 27 pessoas. A estimativa é que neste ano o número de pessoas encontradas pelo programa ultrapasse o valor do ano passado, que chegou a 139 localizações.
Na tentativa de resolver os casos, a equipe da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral faz as buscas de dados na internet, na BrasilTelecom e na Copel, além de contar com o auxílio de outros órgãos, como o Ministério Público. Para maior agilidade no processo, os interessados devem fornecer a maior quantidade possível de informações. O nome completo da pessoa desaparecida, a filiação, local e data de nascimento, estado civil e o suposto paradeiro.
Os interessados no programa podem utilizar o site da ouvidoria www.pr.gov.br/ouvidoria, e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. Os pedidos de localização também podem ser feitos pessoalmente ou por carta. Os serviços de busca são gratuitos, totalmente custeados pelo governo estadual.
A Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral avisa que se não houver interesse no reencontro por parte da pessoa procurada, o pedido será arquivado, em respeito ao direito de privacidade.
Serviço:
“Procuro Você”, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral
Local: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria