“A Maravilhosa História do Rádio e do Radiomadorismo” é o tema do programa Nossa História deste sábado (1º), transmitido das 18 às 19 horas pela Rádio Paraná Educativa AM 630. Os veteranos radialistas Euclides Cardoso, Ubiratan Lustosa e o radiomador gaúcho Joaquim Adão Ugo de Lima contarão histórias interessantes do rádio e do radioamadorismo.
Desde que Henrich Rudolph Hertz demonstrou terem as ondas eletromagnéticas a mesma velocidade da luz, muitos personagens contribuíram para o sucesso da radiodifusão. Há historiadores que afirmam que o padre gaúcho Roberto Landell de Moura teria se antecipado a Marconi, construindo e patenteando diversos aparelhos expostos em São Paulo no ano de 1893, tais como telégrafos, telefones sem fio e transmissores de ondas sonoras.
Em 7 de setembro de 1922, no Centenário da Independência do Brasil, um transmissor Westinghouse de 500 watts colocado no alto do morro do Corcovado inaugurou o rádio no País, transmitindo o discurso do presidente Epitácio Pessoa. Histórias alegres e tristes do rádio, como o fim da emissora Iguaçu, em Curitiba, serão contadas durante o programa. Gravações históricas dos primórdios das emissoras também serão ouvidas.
O programa Nossa História é produzido e apresentado por Zélia Sell e Guilherme Nascimento. Os trabalhos técnicos são de Reinaldo Villas Boas. O programa pode ser ouvido pela internet na página www.pr.gov.br/rtve.