Os 62 anos da Batalha de Montese, a mais sangrenta envolvendo a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, serão lembrados no programa “Nossa História” deste sábado, que vai ao ar das 18 às 19h pela Rádio Paraná Educativa AM 630.
Na pequena cidade de Montese (Norte da Itália), em 14 de abril de 1945 os pracinhas da FEB travaram violentos combates contra os alemães para tomar a cidade e permitir a passagem das forças aliadas rumo ao vale do rio Pó. A investida foi um sucesso, mas deixou um saldo de 426 baixas (sendo 34 mortos) entre os brasileiros. Em homenagem aos “libertadores brasileiros”, os italianos batizaram a praça local de Piazza Brasile e construíram um museu no interior de um castelo do século XII. O Brasil enviou para a guerra 25 mil soldados.
Participam do programa a escritora e pesquisadora Carmen Lúcia Rigoni, o veterano da FEB major Flávio Ribeiro dos Santos, o cineasta e memorialista Harry Orloff LUhm e a jornalista polonesa Irena Loss. A produção e apresentação são de Zélia Sell e Guilherme Nascimento. O programa poderá ser ouvido pela internet nos endereços www.nossahistoriaam630.cjb.net e www.pr.gov.br/rtve no link ouça a rádio AM 630 ao vivo.