Já começaram as aulas do programa Juventude Cidadã, em Umuarama, noroeste do Estado. Nesta primeira etapa, cerca de 90 alunos participam da qualificação básica com a opção de cursos de Auxiliar Administrativo, Office Boy, Moveleiro e Linha de Produção. As ocupações foram escolhidas de acordo com as necessidades das empresas da região, por representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Agência do Trabalhador, Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e empresários.
Durante esta fase, os jovens com idades entre 16 e 24 anos que nunca tiveram carteira de trabalho assinada terão 200 horas de aulas teóricas e 25 horas de trabalhos voluntários. Também vão receber noções de valorização humana, qualidade do ser humano, ética, português e matemática.
Na seqüência, os jovens passam também pela etapa de qualificação especifica, onde terão mais 200 horas de aulas práticas dentro de empresas que oferecerão espaço e treinamento. Cada estudante receberá uma bolsa-auxílio durante cinco meses e todo o material necessário para os cursos.
De acordo com o secretário do Trabalho, Nelson Garcia, o foco do projeto é preparar os jovens para a inserção nas empresas e para serem reconhecidos no mercado de trabalho. "A prefeitura deve empregar 30% desses jovens ao final do curso, mas nossa meta é colocar 100% dos alunos no mercado de trabalho", afirmou.
Alexandra Fonseca Brasili, de 21 anos, é uma das participantes do curso e conta que se sente mais preparada para enfrentar o mundo do trabalho. "Além de aprendermos uma nova profissão somos orientados sobre como se portar em uma entrevista e, se admitidos, como devemos agir dentro da empresa. Antes, eu nem imaginava que profissão seguir. Agora, já penso em cursar Assistência Social, pois poderei ajudar quem precisa e retribuir a oportunidade que estou tendo agora" completou.
Além de Umuarama, outras cidades da região também oferecem o programa Juventude Cidadã, como Cruzeiro do Oeste, Altônia, Alto Piquiri, Perobal, Cafezal do Sul, Douradina, Ivaté, Xâmbre e Maria Helena. O projeto é uma parceria entre Governo Federal e Governo do Estado, em parceria com as prefeituras.