O Paraná é o segundo maior grupo do Brasil em sequënciamento de genes. A informação foi divulgada durante o Simpósio Genopar, realizado no setor de Saúde da Universidade Federal do Paraná, nesta segunda-feira (07). Durante o evento, foi apresentado o "Programa Genoma do Paraná", que está sendo desenvolvido através de uma rede de laboratórios com especialização em genoma.
O programa envolve onze laboratórios distribuídos em instituições de ensino e pesquisa, dez dos quais no Paraná e uma em Santa Catarina. Também atuam em parceria a Embrapa-soja e as universidades federais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Durante o Simpósio, que reuniu pesquisadores, professores e alunos, foi apresentado o histórico e o desenvolvimento do seqüenciamento do genoma da bactéria fixadora de nitrogênio Herbaspirillum seropedicae. Esta bactéria tem um grande potencial como fixadora de nitrogênio, que funciona convertendo nitrogênio gasoso em amônia podendo ser um ótimo fertilizante nitrogenado para ser utilizado nas plantações de trigo, arroz, cana-de-açúcar, entre outros.
Com o fechamento deste seqüenciamento o adubo poderá ser substituído pela bactéria gerando lucros para o Estado, que tem grande parte da economia voltada para a agricultura. "Já estamos trabalhando com outro programa a partir desta bactéria, que se chama genoma funcional. O objetivo é avaliar como ela funciona em determinadas condições e como nós podemos modificar esta bactéria para que ela beneficie o agricultor e conseqüentemente a economia", afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do programa, Fábio Pedrosa. Aproximadamente 150 pesquisadores estão envolvidos.
O projeto conta com recursos do Paraná Tecnologia, órgão vinculado à secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Funpar e do CNPq. Até o momento foram repassados R$ 4,3 milhões pelo Paraná Tecnologia. Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, "este é um programa muito importante para o Estado e deverá ser uma das prioridades do Fundo Paraná, dentro da linha de projetos estratégicos de governo".
Programa Genoma do Paraná é apresentado em seminário
Paraná é pioneiro em seqüenciamento da bactéria fixadora de nitrogênio
Publicação
07/07/2003 - 00:00
07/07/2003 - 00:00
Editoria