Programa Desperdício Zero recebe prêmio de responsabilidade socioambiental

A premiação oferecida pelo Instituto Chico Mendes e valoriza as ações que contribuem para a qualidade de vida da humanidade
Publicação
05/11/2010 - 17:30
Editoria
Os bons resultados alcançados pelo Programa Desperdício Zero garantiram à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (ONG). O secretário do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, recebeu o prêmio nesta sexta-feira (05), das mãos do diretor do Instituto Chico Mendes, Vitto Passera Milano.
A premiação entregue pelo Instituto Chico Mendes valoriza as ações e cases capazes de demonstrar a criatividade e eficácia das empresas e instituições no sentido de contribuir para a melhoria de qualidade de vida da humanidade. Há seis anos o Instituto premia anualmente cerca de 100 projetos, da iniciativa privada ou órgãos públicos, em 40 categorias diferentes.
De acordo com o diretor do Instituto, o grande destaque do Programa Desperdício Zero é fazer valer a política de logística reversa - onde o fabricante é responsável pela destinação final adequada das embalagens pós-consumo.
“A nossa comissão julgadora é formada por mais de 700 técnicos e temos procurado premiar empresas e instituições brasileiras que demonstram e comprovam preocupação com o melhoramento do nosso Planeta. Ficamos muito satisfeitos de ter o Paraná neste quadro”, afirmou Vitto Passera Milano
O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. O objetivo do instituto é desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação.
RECONHECIMENTO - Para o secretário do Meio Ambiente, o reconhecimento do terceiro setor (ONGs e OSCIPs) é motivo de estímulo para o órgão público. “Significa que o programa tem tido boa execução com os resultados que vem apresentando”, declarou Callado. Para ele, o Programa é reconhecido devido aos avanços e conquistas em prol da redução do volume de lixo gerado no Estado.
“Graças a esta ação, atualmente, um volume menor de resíduos está sendo destinado aos aterros sanitários e os municípios paranaenses estão cada vez mais inseridos em projetos de coleta seletiva e reciclagem”, destacou o secretário.
O Programa Desperdício Zero foi lançado com o objetivo de reduzir em 30% os resíduos gerados no Paraná. Desde então, vem fortalecendo a política de resíduos sólidos do Paraná com ações e parcerias, envolvendo diversos segmentos e grandes geradores de resíduos. Entre as ações estão o incentivo à formação de cooperativas de coletores de resíduos, aumento das ações de educação ambiental e oferecimento de melhores condições para as cooperativas de reciclagem para garantir o escoamento sustentável dos resíduos recicláveis.

GALERIA DE IMAGENS