Programa Desperdício Zero do Paraná é destaque em simpósio na Costa Rica

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, destacou que o encontro foi uma importante oportunidade de mostrar as experiências bem-sucedidas na área ambiental que servem como exemplo para outros países
Publicação
07/10/2010 - 17:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O programa Desperdício Zero da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) foi um dos destaques do Simpósio e Exposição de Reciclagem da Costa Rica. Durante o evento, o coordenador do programa e de resíduos sólidos da Secretaria, Laerty Dudas, apresentou os importantes resultados alcançados com as ações desenvolvidas em todo o Estado.
Um dos principais objetivos do programa é a eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados. Ele foi selecionado pelos organizadores do evento para participar de um intercâmbio de experiências com o intuito de mostrar aos participantes boas práticas e tecnologias apropriadas relacionadas com a comercialização e industrialização dos resíduos sólidos recicláveis e reutilizáveis.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, destacou que o encontro é uma importante oportunidade de mostrar as experiências bem-sucedidas na área ambiental que servem como exemplo para outros países.
“Além de mostrar as ações efetivas realizadas pelo Governo do Estado em defesa do meio ambiente o evento também proporciona a troca de experiências para que possamos avançar juntos em outras áreas”, apontou o secretário.
Laerty Dudas comentou que os resultados alcançados durante o programa contou com a parceria do setor público e privado e também a participação de toda a sociedade. “Durante todo o programa promovemos ações objetivando a mudança de atitude, hábitos de consumo, combate ao desperdício, incentivo a reutilização e o reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis através da reciclagem”, declarou.
PARTICIPAÇÃO - O evento realizado nesta semana contou com a presença de gerentes gerais, diretores, gestores e controladores ambientais, gerentes de produção, chefes de Serviços Gerais de Resíduos Sólidos, Indústrias recicladoras, empresas de serviço, instituições educativas, públicas, organizações não-governamental e público em geral com interesse na gestão dos resíduos sólidos e reciclagem.
Ao todo foram ministradas 15 palestras por especialistas nacionais do setor público e privado.
COOPERAÇÃO – Após a apresentação dos resultados alcançados durante o programa e as ações efetivas realizadas pelo Governo do Estado, representantes do Governo da Costa Rica ficaram interessados pela assinatura de um Termo de Cooperação Técnica a fim de promover as ações em todo o país. Segundo Laerty Dudas, a assinatura deverá ser feita até o final deste ano com comitiva da Costa Rica que virá acompanhar essas ações no Estado.
PROGRAMA - As ações de reciclagem no Estado são coordenadas pelo Programa Desperdício Zero da Secretaria e conta com a parceria do grupo G22 + 1 – formado por representantes dos municípios responsáveis por 90% dos resíduos gerados no Estado. O grupo reúne-se periodicamente com técnicos da Secretaria para discutir ações e responsabilidades dos grandes geradores em todos os setores.
Além disso, o Governo do Estado vem fortalecendo o trabalho de parceria com o setor privado e aumentando as ações de educação ambiental e oferecendo melhores condições para as cooperativas de reciclagem do Estado, com o intuito de garantir o escoamento sustentável dos resíduos recicláveis.

GALERIA DE IMAGENS