Programa Compra Direta distribuiu 25 mil toneladas de alimentos no Paraná

Governo do Estado compra produtos de agricultores familiares e distribui em entidades sociais de todo o Paraná
Publicação
14/05/2010 - 10:00
O Programa de Aquisição de Alimentos, Compra Direta da Agricultura familiar distribuiu 25,1 mil toneladas de alimentos, destinados às pessoas em risco social e insegurança alimentar no Paraná. Foram investidos R$ 42,7 milhões na execução do Programa, desde o início do Governo Requião e Pessuti.
O Governo do Estado compra os produtos de agricultores familiares e distribui em entidades sociais como creches, escolas e Apaes. De 2003 até agora, 20.124 pequenos produtores participaram do programa e 5.244 entidades receberam os alimentos saudáveis de qualidade. Em todo o Paraná, foram beneficiadas diretamente 2.791.023 pessoas em situação de risco alimentar e nutricional.
De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque, este é um dos principais programas de segurança alimentar, desenvolvidos no Paraná e no Brasil. “O Compra Direta é uma ação eficaz de uma ponta à outra. Além de garantir alimentação adequada e de qualidade às pessoas que precisam, incentiva a agricultura familiar, gerando emprego e renda local”, diz.
Os agricultores podem comercializar apenas com a nota de produtor. Não é preciso ter uma empresa estabelecida, ou seja, basta que o agricultor atenda as exigências legais de segurança alimentar, como qualidade e cuidados com alimentos.
O Compra Direta da Agricultura Familiar (PAA), é um Programa do Governo Federal. No Paraná, é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Empego e Promoção Social.
Desempenho – a Associação Renascer é uma das executoras em Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba. Maria Ribeiro, presidente da entidade, conta que 7 mil pessoas do município recebem alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo. Segundo ela, os produtos são adquiridos de 52 agricultores, que receberam R$ 181,7 mil com a venda de tudo que cultivaram. “Os moradores de Itaperuçu que participam do programa estão muito contentes. Se alimentar de forma adequada é um direito de todo cidadão e através do Compra Direta muitas famílias estão conseguindo uma melhor qualidade na hora das refeições”, afirma.

GALERIA DE IMAGENS