Programa Canto Coral levará música às escolas públicas

03/08/2010 - 17:10

A música pode ser usada como ferramenta no processo de aprendizagem. Essa é a proposta do projeto de lei do governador Orlando Pessuti que prevê a criação do Programa Estadual Canto Coral. A matéria - lida nesta terça-feira (3) em plenário da Assembleia Legislativa - deve passar pela análise prévia das comissões permanentes para depois ser votada pelos deputados.
O Programa Canto Coral tem os seguintes objetivos: difundir a música regional; auxiliar na educação musical nas escolas públicas e no atendimento a idosos através do canto, assegurando a eles que seja cumprindo o que preconiza o Estatuto do Idoso.
Os recursos necessários ao programa devem ser oriundos do orçamento do Estado. O programa contará com a participação do Coral Paraná, sociedade de caráter cultural e beneficente, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Estadual nº. 7.702/1983, vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, composto por servidores e ex-servidores públicos aposentados.
HISTÓRIA – O Coral Paraná foi oficialmente criado em 6 de outubro de 1979, durante o governo Ney Braga. A finalidade era despertar nos funcionários públicos o interesse pela música e propiciar a eles momentos de cultura e lazer.
A primeira apresentação oficial, com 126 integrantes, aconteceu em 6 de julho de 1980 durante a missa realizada em frente ao Palácio Iguaçu, contando com a presença do Papa João Paulo II, quando da sua visita à Curitiba. Hoje são 54 integrantes do coral.
Desde 1979 foram centenas de espetáculos nos mais diversos centros culturais do Paraná, inclusive com apresentações em outros Estados. Um repertório extenso, reunindo compositores brasileiros como Tom Jobim, Chico Buarque, temas sacros, música clássica, erudita e folclore do Paraná e do Brasil. As apresentações também são realizadas em locais como hospitais, asilos, creches, escolas.
A diretoria do Coral é composta por um presidente, um vice-presidente financeiro, um vice-presidente administrativo e pelo conselho fiscal. A atual regência é realizada por Paulo Huhn e Elisana Kuhn, auxiliados por Paulo Murilo e Jonatas Jessé Borges. As apresentações são iniciadas com o canto do Hino do Paraná.