O programa Brasil Nação, produzido pela TV Paraná Educativa, sob a coordenação do jornalista Beto de Almeida, poderá integrar a programação da emissora pública carioca TV Brasil. Abaixo-assinado do grupo Polítikativa, formado por profissionais do Rio de Janeiro e sociedade civil, foi enviado recentemente àquela televisão, solicitando a inclusão do programa paranaense em sua grade.
Segundo os integrantes do grupo, a solicitação se deve às TVs de canal aberto não terem alcance suficiente, a não ser com antena parabólica. “Assim nos vemos, nós, públicos, sempre carentes de programa de nível, privados de acompanhar e participar deste programa mencionado, cujos temas são de interesse nacional com debatedores de excelência”, dizem, no abaixo-assinado.
De acordo com o Coletivo Polítikativa, o documento criado e enviado, está “levando ao pé da letra” o lema da TV Brasil, que é “você escolhe, você programa e você assiste”. “Agradecemos antecipadamente a atenção que recebemos como telespectadores atuantes e com uma expectativa crescente de que o Brasil, com as mudanças que vem operando neste setor, eleve o nível da programação da TV brasileira, fazendo dela um instrumento do desenvolvimento sociocultural do nosso povo”, finaliza o documento.
Segundo o produtor do Brasil Nação, Elson Faxina, o abaixo-assinado ainda está sendo analisado pela direção da TV Brasil e o sucesso do programa se deve principalmente por ser um espaço dedicado às pessoas que pensam no Brasil do futuro. “Para isso contamos com pensadores renomados que muitas vezes não têm espaço na grande mídia para debater suas idéias”, revela ele.
Brasil Nação é transmitido ao vivo todos os domingos pela TV Paraná Educativa, sempre das 21h30 às 23h. O programa conta com a participação do público, que envia sugestões ou perguntas por e-mail ou telefone. A reprise sempre é realizada nas sextas-feiras, a partir das 22h40.
Já passaram pelo programa nomes como o economista Carlos Lessa; o líder dos sem-terra João Pedro Stédile; o cientista político César Banjamin; o idealizador do Pró-álcool, Bautista Vidal; e o doutor em economia Adriano Benayon.