O município de Cambé, a 13 quilômetros de Londrina, é o primeiro no Estado a dar início às atividades do programa Atitude, da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude. O evento de lançamento foi realizado nesta quarta-feira (15), no Harmonia Tênis Clube. Os dois núcleos do programa, nos bairros Jardim Ana Rosa e Jardim Novo Bandeirantes, começam a desenvolver as atividades a partir desta sexta-feira (17).
O evento contou com as presenças da secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, do secretário da Saúde, Gilberto Martin, da coordenadora do Programa Atitude, Aline Fioravante, de autoridades e parceiros municipais.
A secretária da Criança e da Juventude agradeceu o apoio e lembrou que o programa precisa da participação das comunidades para atingir seus objetivos. “A rede de parceiros está fortalecida e o programa Atitude nasce hoje, em Cambé. Vemos a comunidade toda envolvida, acreditando e construindo junto um novo futuro para estes jovens”, disse.
O programa Atitude irá fortalecer as redes de proteção às crianças e adolescentes, dar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional às jovens lideranças da região e atuar nas comunidades que apresentam altos índices de violências. “A ideia é aproveitar os potenciais da comunidade e dinamizar o uso dos seus espaços disponíveis. Queremos criar uma cultura de paz, tolerância, boa convivência nestes locais”, diz a coordenadora do programa.
O prefeito de Cambé, João Pavinato, ressaltou a violência como um dos fatores críticos no município. “Estamos lutando para dar às pessoas aquilo que é lhes de direito: justiça social, o direito à vida”, disse. Ele considera que, através das ações do programa, os governos estadual e municipal e as entidades parceiras poderão atuar na prevenção às violências. “O combate à violência não passa só pela contratação de policiais e compra de viaturas. Vamos somar políticas de valorização da vida”, completou Pavinato.
A secretária municipal de Assistência Social e gestora executiva do programa, Ângela Pascueto Amaral, considera a implantação do Atitude um marco na história de Cambe, pelas ações de atendimento psicossocial e oportunidades de desenvolvimento comunitário que oferece aos que mais precisam de atenção.
Parceiro do programa, o secretário da Saúde, Gilberto Martin, considera o programa essencial para o município, do qual já foi prefeito. Entre os anos de 1992 e 1996, a mortalidade infantil no município caiu de 24 para cada mil nascidos vivos para 12. “Há 15 anos, conseguimos diminuir a mortalidade infantil em Cambe, e agora, a mesma geração de crianças que salvamos naquele período está sendo ameaçada pela violência”, disse.
As ações da Secretaria da Saúde envolvem o atendimento a adolescentes dependentes de drogas que sejam identificados pelos núcleos do Atitude e o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com a saúde mental, numa parceria com a Fiocruz.
Considerando, ainda, as dificuldades encontradas pelos profissionais da saúde num momento em que as mortes causadas pela violência já superam as mortes causadas por acidentes de trânsito, o secretário acredita que a articulação de redes de proteção para agir na base, na prevenção às violências, poderá levar também à superação deste problema.
Comunidades - Os dois núcleos contarão com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, professor de educação física, arte-educador, cientista social, estagiários, voluntários e líderes comunitários. O governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 2 milhões em Cambé, com recursos do tesouro estadual via Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR).
Nesta sexta-feira (17), a comunidade Ana Rosa receberá as atividades no Ginásio Esportivo, às 16 horas. Na comunidade Jardim Novo Bandeirantes, o evento será realizado no Centro de Convivência, no dia 24, às 16 horas. Neste primeiro encontro com as comunidades, as equipes do Atitude promoverão ações recreativas, circenses, artísticas, esportivas e culturais no local em que funcionarão os núcleos do Atitude.
A partir do dia 03 de maio, os núcleos começam a realizar atendimentos psicossociais, oferecer oficinas de cultura e de esportes e planejar as oficinas profissionalizantes de acordo com o interesse dos jovens que moram na região.