Para intensificar o programa Se Ligue na Rede no Norte Pioneiro, a Sanepar capacita trabalhadores para conscientização de moradores e vistorias em imóveis. Na terça-feira (9), foram realizados dois treinamentos, em Jacarezinho, onde o programa foi lançado, em parceria com a prefeitura.
Cerca de 50 empregados da Vigilância Sanitária, do Programa Saúde da Família, da Funasa e de combate à dengue participaram do módulo de conscientização. Além do trabalho que já realizam nas visitas domiciliares na cidade, esses funcionários vão agregar orientações sobre a importância da ligação correta à rede coletora de esgoto para a saúde pública.
As vistorias devem atingir cerca de 1.100 imóveis. Em Jacarezinho, o índice de cobertura com rede coletora é de 95% da população. Durante o curso, a gestora sociambiental da Coordenação Regional de Meio Ambiente de Londrina, Andréa Fontes, apresentou conceitos de saneamento ambiental e o programa Se Ligue na Rede.
Na opinião de Edson Francisco Rodrigues, que trabalha na Vigilância Sanitária, esse órgão atua em todas as áreas que dizem respeito à saúde da população. “Coletivamente, é mais fácil encontrarmos soluções para preservar o meio ambiente”, disse.
VISTORIAS – Em capacitação técnica, o curso contou com 25 empregados da Sanepar de várias cidades da região e com três trabalhadores terceirizados que vão fazer as vistorias residenciais. De acordo com o técnico em edificações Valdinei Ferreira de Araújo, são observadas se a ligação de esgoto está feita corretamente, se a água da chuva está ligada na galeria pluvial e se a fossa séptica já foi desativada.
O agente técnico de Operações de Londrina Ciro Krzesinski Filho também auxilia no curso com orientações sobre abordagem de clientes e o trabalho em campo.
Segundo o gerente regional da Sanepar em Santo Antônio da Platina, Gladiston Cotêlo, as obras realizadas há 10 anos, em Jacarezinho, não contavam com o suporte socioambiental e possivelmente muitas interligações na rede ocorreram de maneira inadequada. “Nosso objetivo principal, com este programa, é garantir o bom funcionamento da rede e o destino correto do esgoto. Ele deve ser tratado antes de voltar para o meio ambiente, não deve ser lançado junto com a água de chuva e nem em fossas que podem estar contaminando os lençóis freáticos”, explica ele sobre as duas principais irregularidades.
ENCANADORES - Em maio, 28 encanadores da Regional de Santo Antônio participaram do curso de ligação na rede coletora ministrado pelo técnico de obras Maurício Ribeiro de Lima e pela gestora ambiental Soraya Helena Queiroz Manoel, ambos da Sanepar. Os cursos estão sendo realizados em parceira com a Prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho.
“Explicamos para os profissionais quais são os procedimentos para que as casas não sofram com entupimentos e nem a rede da Sanepar com sobrecargas. Mostramos para eles as dificuldades que existem em Jacarezinho e como as vistorias técnicas e visitas de sensibilização poderão auxiliar a comunidade a regularizar as ligações”, conta Lima, sobre a possível demanda de serviço para os encanadores.
De acordo com Soraya, cabe à Sanepar orientar a comunidade sobre a maneira correta de interligar cada imóvel na rede coletora de esgoto, porém a responsabilidade de executar o serviço é do proprietário do imóvel. “Trabalhamos para que haja saúde e qualidade de vida para a população, mas sem que ela esteja consciente de como utilizar corretamente os serviços de saneamento, nosso esforço fica limitado”, avalia.