Professores da UEM são selecionados no Prêmio Funarte

Das 384 obras inscritas para serem executadas na 19.ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, 59 foram selecionadas
Publicação
18/11/2010 - 15:00
Editoria
Dois professores do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá foram selecinadas no Prêmio Funarte de Composição Clássica, cujo resultado foi divulgado na quinta-feira (17). Das 384 obras inscritas, 59 foram selecionadas para serem executadas durante a 19.ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea, considerada a mais importante mostra de música erudita do País. Marcos Alessi Bitencourt foi escolhido pela obra Dharmapala V: Mahakala; e Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, por O Resto no Copo.
Também foram selecionados outros 16 compositores que receberam da Funarte R$ 12 mil para composição de obra para conjunto de quatro a dez músicos, a ser apresentada também durante a Bienal, que será realizada no segundo semestre de 2011.
A comissão de seleção foi composta por Antonio Ribeiro, Flavio Oliveira, Ilza Nogueira, José Augusto Mannis, Paulo Costa Lima, Roberto Duarte e Vânia Dantas Leite. De acordo com o edital, publicado em abril deste ano, 70 projetos seriam premiados. Entretanto, como o critério fundamental para aprovação das obras é a qualidade do trabalho proposto, não foi possível preencher, em algumas categorias, a cota prevista. Por outro lado, em outras categorias, foi possível ampliar o número de projetos selecionados. Por decisão da comissão de seleção, foram incluídos mais cinco projetos em três categorias.

Fonte: Funarte